Imprimir

Imprimir Artigo

07/09/2019 - 06:26 | Atualizado em 07/09/2019 - 11:26

Consórcio Nascentes do Pantanal e FUNASA inauguram aterro sanitário em Mirassol D'oeste nesta terça

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Complexo Nascentes do Pantanal em parceria com a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA promovem ato de inauguração do complexo de tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares em Mirassol do Oeste nesta sexta-feira, 06.

O Aterro Sanitário Intermunicipal Nascentes do Pantanal é do tipo classe II, apropriado para resíduos domésticos e não perigosos. E está estruturado com sistema de monitoramento e controle ambiental, célula para resíduos, sistema de tratamento de efluentes, pátio para compostagem de resíduos orgânicos, central de tratamento de resíduos de serviço de saúde, oficina, almoxarifado, guarita e balança de recepção, escritório administrativo e uma ampla e moderna central de triagem de matérias recicláveis com esteira elevada, além de máquinas, caminhões e outros equipamentos.

Os municípios consorciados, que fizeram a opção pela gestão regionalizada de resíduos sólidos, decidiram pela implantação de um aterro regional que atenderá a treze municípios, proporcionando um enorme ganho ambiental com o fechamento de no mínimo 13 lixões nos municípios da região, que é berço de boa parte das águas que abastece o Pantanal.

O aterro consorciado, que já conta com a Licença Ambiental de Operação, iniciará os serviços operacionais no próximo dia 09 de setembro, recebendo inicialmente o lixo dos municípios de Mirassol do Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Curvelândia e Indiavaí. Já os municípios de Figueirópolis do Oeste, Glória do Oeste, Jauru, Lambari do Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco e Salto do Céu, aguardam autorização e Licença complementar da SEMA/MT, para iniciarem a destinação do lixo ao aterro em Mirassol D' Oeste.

Pensando na sustentabilidade e aumento da vida útil do aterro sanitário, os municípios consorciados estão implantando a coleta seletiva e, com apoio do Consórcio e Funasa, investindo na educação ambiental para a coleta seletiva, com a proposta de segregação dos resíduos na origem em no mínimo duas frações, separando e acondicionando em separado tudo o que é reciclável. A coleta dos recicláveis será realizada pelo caminhão da reciclagem em um dia específico da semana. De forma que a separação dos resíduos na fonte passa a ser política obrigatória na nova gestão de resíduos.

O Consórcio e Municípios consorciados também trabalham um projeto piloto sobre compostagem que reside na segregação dos resíduos em três frações com o reaproveitamento da porção orgânica em adubo natural. O projeto Composta Pantanal é desenvolvido em parceria como Ministério do Meio Ambiente e apoio financeiro do Fundo Sócio Ambiental da CAIXA. As experiências e conhecimentos serão disseminados com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos no aterro.

 Convite:

O Presidente do Consórcio, Paulo Remédio, e Francisco Holanildo Silva Lima, Superintende da Funasa em Mato Grosso, em conjunto com os Prefeitos dos Municípios consorciados, recebem os convidados para o ato de inauguração nesta sexta-feira, dia 06 de setembro, às 14 horas, nas dependências do Aterro Sanitário Intermunicipal Nascentes do Pantanal, localizado na Estrada Rural do Jaboti, km 03, na Comunidade do Jaboti em MirassolDO ?Oeste-MT, ao lado da Central de Recebimento de Agrotóxicos ? INPEV. O evento é aberto à todos.

Fazem parte do Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal os Municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis do Oeste, Glória do Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari do Oeste, Mirassol do Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.
Imprimir