Imprimir

Imprimir Artigo

05/09/2019 - 06:31

Senado aprova empréstimo e governo assina contrato amanhã

O Senado Federal aprovou na noite de ontem(04), o empréstimo de US$ 250 milhões do Estado junto ao Banco Mundial. A medida é uma das ações realizadas pelo Governo de Mato Grosso para a retomada do equilíbrio fiscal do Estado. 

“Já encaminhei,, senhor governador e senadores de Mato Grosso o texto assinado para a Presidência da República”, afirmou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que pessoalmente deu celeridade aos trâmites para que o Estado não perdesse o prazo.

O empréstimo será assinado na próxima sexta-feira (06), em Brasília. O valor integral será utilizado para o pagamento de outro empréstimo realizado junto ao Bank of América.

A vantagem do novo financiamento aprovado é que os juros serão menores e com um prazo maior.
Além disso, segundo explicou o governador Mauro Mendes, as parcelas cabem dentro do orçamento mensal do Estado.

Caso o empréstimo não tivesse sido autorizado, neste mês de setembro o governo teria que desembolsar a quantia de R$ 154 milhões para quitar uma das parcelas com o Bank of América. Tal despesa iria prejudicar diretamente as finanças públicas, como o pagamento de salários, fornecedores e prefeituras.

“Esse empréstimo irá nos ajudar e muito no equilíbrio fiscal do Estado de Mato Grosso. Quero agradecer a todos que trabalharam nesse projeto, cada servidor público da Secretaria de Fazenda, liderada pelo secretário Rogério Gallo. Quero agradecer e muito a nossa Bancada Federal, nosso líder Nery Geller e todos os deputados, vocês têm nos ajudado em muitos aspectos. Quero agradecer aos nossos senadores, porque todos ajudaram, senador Jayme Campos que foi um gigante, senadora Selma Arruda que está aqui hoje, e senador Wellington Fagundes que ligou pedindo apoio, e todos aqueles que trabalharam para dar esse passo importante para o equilíbrio fiscal de Mato Grosso”,  destacou. 

O governador adiantou que ainda há muito trabalho pela frente.

"Estou muito feliz hoje, aqui com essa vitória. E até sexta-feira quando iremos assinar o contrato e isso será página virada. Bola para frente para consertar Mato Grosso. Um grande abraço a todos”, finalizou.
Imprimir