Imprimir

Imprimir Artigo

02/09/2019 - 08:49

Em entrevista, chefe do Detran diz que frota de Cáceres passou de 38 mil para mais de 50 mil em menos de 5 anos

Responsável pelas ações para melhoria do sistema de trânsito no município, a direção da 4ª CIRETRAN, sob o comando de Marcos Eduardo Ribeiro, popular Marquinhos do DETRAN, vem realizando uma série de campanhas educativas que facilitam o dia-a-dia da população. A frota do município passou de 38 mil para mais de 50 mil em menos de cinco anos. Contudo, de acordo com o diretor, o número de acidentes tem diminuído, principalmente, com o advento da lei seca. Marquinhos é o entrevistado da semana.

Jornal Expressão (J-E). Percebe-se um aumento significante da frota de veículos, nos últimos tempos em Cáceres. Na prática isso é real?

J-E. R – Bom! Cáceres hoje é uma cidade com aproximadamente 100 mil habitantes e com uma frota de 50.442 mil veículos emplacados na cidade, ainda tem aqueles que circulam pelo no município vindo de cidades vizinhas. Quanto assumi em 2015 a frota de Cáceres era de aproximadamente 38 mil veículos. O aumento da frota tem avançado muito rápido exigindo assim do poder público várias ações que possibilita um trânsito com menos acidentes.

J-E. O que o DETRAN tem feito para reduzir os acidentes?

R- Temos trabalhado muito com área educativa, realizando constantemente palestras nas escolas das redes estadual, municipal, nas empresas e com campanhas educativas como a que realizamos no mês de maio, onde intensificamos nossas ações educativas voltadas para prevenção de acidentes com pedestre, ciclista, motociclista e motoristas. Contamos em nossas campanhas com diversos parceiros como a PRF, PM, Prefeitura Municipal e outros órgãos.

J- E. Grande parte da população reclama das constantes blitz na cidade. A constância desse trabalho é realmente necessária?

R- O trânsito hoje em Cáceres é municipalizado, isso quer dizer que a competência do trânsito em grande parte é de responsabilidade do município, que pode ter auxilio de outros órgãos de trânsito através de convênio. Porém, não sei dizer quais são as diretrizes elaboradas pela prefeitura na execução da fiscalização e em ações como a blitz de trânsito da cidade.

J-E. A implantação da chamada Lei Seca que proibi o condutor de veículos dirigir após ingerir bebida
alcoólica surtiu efeito na cidade?

R- A operação Lei Seca começou em Cáceres em 2015 e no país em 2012. É uma operação integrada entre órgãos de trânsito da cidade (DETRAN, PRF, PM, Coordenadoria de Trânsito do Município e outros Órgãos) que visa coibir e tirar de circulação condutores que associam álcool e direção, aumentando assim o risco direto de acidentes. Em nossa cidade ocorre todos os anos acidentes com vitimas fatais envolvendo pessoas alcoolizadas no volante. Com a Operação Lei Seca tem diminuindo essa prática.

J- E. O que mudou desde sua entrada na 4ª CIRETRAN de Cáceres?

R- Quando entrei em 2015 procurei trabalhar sempre em união com os servidores. Então buscamos focar nossas ações no atendimento ao público e na educação. No atendimento ao público buscamos agilizar a emissão do CRLV que demorava em torno de dois dias para ficar pronto. Hoje isso é no mesmo dia. Bem como, a emissão de CRV (Certificado de Registro de Veiculo) que é emitido quando se realiza uma transferência de propriedade; ou de Estado; ou de Município e no primeiro emplacamento, que demorava também dois dias para ficar prontos, hoje é emitido na hora desde que o processo contenha todos os documentos exigidos pelo DETRAN. Já na Educação para o trânsito, intensificamos palestras nas escolas e empresas do município, bem como as campanhas educativas de trânsito como o “Maio Amarelo” que já é considerado o maior evento do seguimento no Estado de Mato Grosso. Todas essas ações têm surtido efeitos na redução de acidentes onde nos últimos quatro anos tivemos um aumento de mais de 12 mil veículos e todos esses anos houve uma redução no número de acidentes.

J-E. Em todo país, o DETRAN tem inovado. Como está o andamento da CNH DIGITAL em Cáceres?

R- A CNH Digital em Cáceres já é uma realidade que desde maio de 2018, com o lançamento da CNH-e pelo DETRAN-MT em fevereiro 2018, várias pessoas que estão tirando a primeira habilitação ou renovando os exames (CNH) já podem ter acesso à versão eletrônica da CNH através do aplicativo CNH-e. Os procedimentos para possuir a CNH-e é totalmente online e o condutor dever possuir a Carteira Nacional de Habilitação física com QR Code.

J-E. Junto com a CNH Digital o DETRAN lançou o CRLV DIGITAL?

Sim! É uma versão online do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Anual) que está também disponível no  aplicativo CNH-e esse dois documentos online tem validade em todo territorial nacional, para ter acesso você deve: 1. Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone, disponível nas lojas Play Store e App Store;2. Realizar o cadastro de usuário no próprio aplicativo;3. Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;4. Gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN). Essa senha será utilizada toda vez que precisar acessar sua CNH pelo celular;5. Adicionar a CNH Digital.

J-E. Por estar se destacando em sua área de atuação na direção da 4ª CIRETRAN, comenta-se, nos bastidores que o senhor é um dos nomes mais fortes para concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal. Como o senhor avalia essa situação?

R – Me deixa feliz esse reconhecimento. Um sinal de que estou trabalhando de maneira correta, mas não é minha prioridade no momento. Estou focado mais em fazer o melhor pelo setor de trânsito do nosso município. O futuro, no entanto, a Deus pertence. Sou filiado ao Democratas onde exerço a função de tesoureiro. Se, eventualmente, o partido precisar de mim. Se, houver a necessidade de uma suposta pré-candidatura não irei furtar ao dever de servir e defender os interesses de minha cidade.
Imprimir