Imprimir

Imprimir Artigo

28/08/2019 - 08:19

Campanha contra o sarampo começa em Cáceres

Em resposta ao grande aumento no número de casos de sarampo no país, o Ministério da Saúde lançou na semana passada uma campanha nacional. A campanha contra o sarampo já acontece em Cáceres, segundo informou a Vigilância Epidemiológica do município.

Somente entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano o Brasil registrou 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

Ao menos neste primeiro momento devem receber a chamada “dose zero” crianças de seis a onze meses de vida, afirma a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Cáceres, Noeli Machado Vieira. “A nota informativa do escritório regional de saúde fala que devem tomar essa dose crianças de seis a onze meses. É a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Então esse é o público alvo do momento, se sobrarem doses depois é que o atendimento vai ser ampliado”, diz Vieira.

O público alvo foi escolhido pelo Ministério da Saúde pelo fato de ser o mais vulnerável à doença. Em Cáceres a campanha acontece em todas unidades básicas de saúde, é necessário levar alguns documentos no momento da imunização da criança. “Os indivíduos mais vulneráveis a doença precisam ser priorizados. As mães, pais e responsáveis devem lembrar de trazer a caderneta de vacinação na hora, assim como o cartão do SUS”, lembra a enfermeira.

Diferente da vacina da gripe, essa não tem contraindicação no caso de alergia ao ovo. A única situação especial que deve ser observado é se a criança está em estado febril. “Não fazemos nenhum tipo de vacinação quando a criança estiver com febre, porque pode confundir uma possível reação após a aplicação da dose. As mães devem esperar esse estado febril passar pra poder imunizar o recém nascido”, completa a enfermeira da vigilância epidemiológica de Cáceres, Noeli Machado Vieira.

A vacinação preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses. O Ministério da Saúde disse estar previsto o envio de 1,6 milhão de doses a mais para os estados. Em Cáceres esse “reforço” ainda não chegou.  
Imprimir