Imprimir

Imprimir Artigo

15/08/2019 - 10:02

AL aprova lei para regulamentar esportes equestres, como a prova do laço no Estado

De autoria das lideranças partidárias, a Assembleia, por unanimidade, aprovou projeto que regulamenta a prática de esportes equestres em Mato Grosso, na sessão vespertina desta quarta (14). A proposta, aprovada em 1ª e 2ª votação, segue para a mesa do governador Mauro Mendes (DEM), que deve sancionar a nova legislação. Foram 21 votos favoráveis e três ausências: Janaina Riva (MDB), Romoaldo Júnior (MDB) e Dr. João (MDB).

O projeto foi elaborado para atender as demandas de pecuaristas, donos de haras e de organizadores de eventos, que se mobilizaram após decisão judicial que, em junho, suspendeu uma prova de laço, dentro da semana comemorativa do cavalo, trazendo prejuízos financeiros aos organizadores.

A Justiça proibiu a competição a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que alegou que a disputa, que envolve cavaleiros laçando touros, é uma forma de maus-tratos aos animais. Os proprietários do haras negam que os animais sejam maltratados.

O líder do governo na Assembleia, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) - um dos responsáveis pela mobilização pela regulamentação - agradeceu o apoio dos demais parlamentares e ressaltou o movimento do setor. Segundo ele, já nesta quinta (15) ele deve se reunir com o chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, para garantir o sancionamento do projeto aprovado.
Imprimir