Imprimir

Imprimir Artigo

10/08/2019 - 16:38

7 mensagens de dia dos pais para homenagear quem amamos

O dia dos pais é o momento de celebrar e refletir sobre a importância da paternidade. Entretanto, também podemos usar a data para repensar a forma com que educamos nossos filhos, para potencializar o bom desenvolvimento dos pequenos. Por isso, separamos sete frases que trazem ensinamentos valiosos sobre a criação de quem amamos. Veja a seguir:

1. A coisa mais importante que um pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles. (Theodore Hesburgh)
Todos nós somos formados por vivências. E desde a infância, isso já acontece. Por isso, é importante que as crianças cresçam em um ambiente calmo. Segundo a psicóloga Milena Lhano, é no núcleo familiar que vamos aprender a como se relacionar com o mundo externo e com as outras pessoas.

"Uma família que tem muitas brigas por exemplo, pode ensinar a resolver tudo no grito e com brigas. Assistir cenas de violência dentro de casa deixa marcas emocionais fortíssimas", explica.

Além do impacto na forma com que os pequenos criam vínculos, presenciar discussões constantes faz com que nossos filhos sintam baixa autoestima, ansiedade e até depressão. Portanto, é importante cultivar o bem-estar de nossos laços amorosos, paternais e domésticos, pois todos eles estão interconectados.

2. Não é carne nem o sangue, é o coração que nos faz pais e filhos. (Friedrich Schiller)
Existem características muito mais importantes na relação entre pais e filhos do que a semelhança física. É necessário lembrar que o ponto mais valioso em qualquer vínculo é o amor.

Para Milena, o que importa é a qualidade do vínculo, a vontade de aprender junto, de ensinar e de cuidar. "Não tenha medo, pois a paternidade ou a maternidade é construída no coração, e não através do sangue", ressalta.

3. Ser pai é plantar raízes, é ensinar segurando a mão com coragem e determinação. (Anônimo)
Por mais que seja difícil, é necessário impor limites às crianças, para que elas tenham um desenvolvimento saudável. E segundo Milena, existe uma forma de encontrar um equilíbrio entre ser convicto, sem recorrer ao autoritarismo ou diminuir a afetividade.

Para isso, é indispensável conhecer não apenas a trajetória de vida dos filhos, mas também a personalidade deles. "Você não se tornou um adulto melhor só porque os seus pais foram rígidos. E também não foi a falta de regras que fez você se sentir livre", elucida Milena.

Existem diversos fatores que influenciam em nossa formação. Por isso, é importante conversar e entender o universo de quem amamos, para que possamos estabelecer regras que lhe tragam segurança.

4. Um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo. (Anônimo)
Ser pai é uma trajetória eterna de erros e acertos, que vão aperfeiçoando a forma em que nós desempenhamos nosso papel. Essas experiências nos ajudam a guiar os nossos filhos. Porém, acima de tudo, é imprescindível que sempre sejamos sinceros sobre nossas motivações com os pequenos.

De acordo com Milena, as crianças sabem quando estamos mentindo, e se sentem inseguras com isso. Muitas vezes, a verdade é difícil para o pai, e não para o filho. Entretanto, a psicóloga afirma que por mais que seja duro compartilhar algumas coisas com quem amamos, isso apenas traz vantagens.

"Uma criança que convive com a verdade além de ser mais segura, também aprende a não mentir", explica. Atentando-se a idade e aos sentimentos dos filhos, é possível manter o carinho mesmo nos momentos mais delicados.

5. Alguns heróis não têm capas, eles são chamados de pais. (Anônimo)
Existe uma razão para que os filhos enxerguem os pais como seres imbatíveis. Milena explica que a infância é um momento frágil, pois estamos começando a conhecer a vida. E os pequenos sentem isso.

Por isso, a figura paterna e materna acabam se tornando um símbolo de proteção e orientação. Aos olhos dos filhos, os pais são como super heróis, prontos para acabar com qualquer adversidade.

6. Às vezes é o homem mais pobre que deixa aos seus filhos a herança mais rica. (Anônimo)
O legado que levamos da vida vai muito além dos bens materiais que tivemos. Segundo a psicóloga, as experiências e os sentimentos que tivemos são os fatores que determinam a visão que temos de nossa trajetória.

"Muitas pessoas se lembram com muito carinho da infância, apesar de terem passado por necessidades", diz Milena. Por isso, não se sinta culpado caso não consiga dar tudo aos seus filhos, pois é o amor que damos a eles diariamente que permanece dentro deles.

7. Imagine o filho que você quer ter, para imaginar o pai que você deve ser. (Moisés Doxos)
Quando imaginamos o futuro de nossos filhos, projetamos nossos ideais neles. Por isso, é comum que muitos pais queiram que os pequenos sejam o que eles consideram ser o melhor. Mas de acordo com Milena Lhano, é necessário deixar o ego e a vaidade de lado.

"Se você se projetar nos seus filhos, nenhum dos dois será felizes. Ele não fará direito nem o que você quer e nem o que ele quer", afirma. Por isso, tenha sempre respeito com a individualidade das crianças, para que elas cresçam com bons valores, mas sem perderem a identidade.


Educação infantil

Pais são exemplos para os filhos em suas atitudes e hábitos a todo momento

Criança que apanha dos pais desenvolve medos e tem maior tendência a mentir

Pais têm papel importante na construção da autoestima na infância e adolescência Imprimir