Imprimir

Imprimir Artigo

17/07/2019 - 13:12

Mauro Mendes pede para Francis apresentar lista de empresas interessadas em se instalar na ZPE

O Governador Mauro Mendes recebeu o Prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz, na ocasião o prefeito quis saber detalhes dos possíveis investimentos do governo para o município. Em resposta Mauro Mendes ressaltou que é dever do estado fazer um estudo aprofundado do potencial da região, fazendo um diagnóstico preciso, com isso poderemos fazer investimentos seguros, delinear um modelo de desenvolvimento sustentável e promover o crescimento e principalmente a geração de emprego e renda para a grande região de Cáceres.

“Esse é objetivo nesse momento, levantar informações sobre Ecossistemas de Inovação, considerando os atores locais, a vocação do município (setores já instalados), potencial (áreas portadoras de futuro), tendências de políticas e tecnologias. Ao final do projeto, será traçado um plano de desenvolvimento de Cáceres, tendo por base a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”.

“Para isso buscamos parcerias com Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), instituição responsável por conduzir um Planejamento Sustentável e Econômico viável para a região, juntos com a Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) e Secretaria de Desenvolvimento (SEDEC)”.

Um exemplo da necessidade de estudos e planejamentos adequados para investimentos é a Zona de Exportação de Processamento (ZPE), que está encravada há 30 anos . Com autorização para funcionar desde 1990, desde o governo do ex-presidente José Sarney, que por falta de gestão político-administrativa não foi concluída até hoje.

Na oportunidade Mauro Mendes cobrou por parte do atual prefeito de Cáceres, que apresente empresas interessadas em investir na ZPE para que seja retomada a obra o mais rápido possível, junto com o apoio do governo do estado, ressaltando a importância para o crescimento da região oeste.
Imprimir