Imprimir

Imprimir Artigo

12/07/2019 - 14:35

Professores da Unemat participam de Ato nacional em Brasília

Professores da Unemat e representantes da Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), participaram na manhã desta sexta-feira (12) de um grande ato nacional da educação, em Brasília. O ato que, segundo a polícia militar reuniu  cerca de 30 mil pessoas entre estudantes e professores, teve como pontos de luta a mobilização contra os cortes nos orçamentos de universidades, institutos e Cefets e contra à Reforma da Previdência.

Nos últimos meses o governo Bolsonaro vem anunciando uma série de cortes orçamentários para a educação que promovem diretamente o sucateamento da educação pública, onde as universidades e Cefets têm sido gravemente afetados. Outra pauta importante na manifestação foi a nefasta proposta da Reforma da Previdência de Bolsonaro, a PEC 06/2019 que passou nesta semana por votação e aprovação do seu texto-base em 1º turno na câmara dos deputados com 379 votos favoráveis. A proposta propõe novas regras para para aposentadoria, tirando o direito dos trabalhadores e trabalhadoras de se aposentar com dignidade. 

Para a professora da Unemat e também representante da Adunemat subseção Sinop, Thiélide Pavanelli, "a participação dos professores na agenda nacional é fundamental para levar para a base a necessidade de se organizar contra a proposta da reforma e contra os cortes orçamentários na educação". inda segundo ela, a única forma de mostrar para a população o quanto esses encaminhamentos tomados pela política nacional destroem e afetam a educação pública e o direito dos trabalhadores de se aposentar é nas ruas". Além da professora Thiélide, participaram do ato unificados os professores Domingos Sávio, Leni Hack e Gisele Carignani. 

O ato faz parte da agenda de atividades do Congresso da UNE, com apoio das centrais sindicais, sindicatos e do 64º Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), que teve início na manhã desta quinta-feira (11), na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb).
Imprimir