Imprimir

Imprimir Artigo

07/07/2019 - 15:36

Amigos de médico de Quatro Marcos se unem para encontrar doador de medula

A fim de convocar pessoas a se cadastrarem do banco de medula óssea, o médico Marcelo Delforno lançou a campanha "Laços de Sangue" para salvar a vida do amigo Bruno Alves Araújo, também, médico, que está com leucemia. O vídeo de divulgação da ação foi publicado nas redes sociais e alcançou mais de 1,3 mil compartilhamentos em poucos dias.  
 
A campanha já conseguiu mais de 100 voluntários, porém, após triagem, 22 foram selecionados de acordo com os requisitos para doação. O grupo veio de Mirassol do Oeste e São José dos 4 Marcos (300 km e 315 km a Oeste de Cuiabá) para Cuiabá, na sexta-feira (4), com o propósito de fazer cadastro para doação de medula.
 
"Deixei o contato da clínica e muitas pessoas ligaram se disponibilizando para doar. Mas nem todo mundo atende aos requisitos e fizemos essa seleção", explica o médico.
 
Segundo Marcelo Delforno, em janeiro de 2018, Bruno de Araújo foi diagnosticado com leucemia. Exames comprovaram que o irmão era compatível e foi feito transplante.
 
Em junho desde ano, foi descoberto que a doença tinha voltado e, agora, o paciente faz quimioterapia em São José do Rio Preto (SP), enquanto espera um novo doador compatível.
 
"O caso do Bruno, que estudou comigo e é meu amigo, foi a iniciativa para a campanha, mas o cadastro fica disponível para doação de medula para qualquer pessoa que precise", afirma.
 
A Prefeitura de Mirassol cedeu o ônibus para que o grupo viesse até o hemocentro de Cuiabá coletar o sangue para cadastro.
 
O médico incentiva a todos que puderem também fazer o cadastro que procure o hemocentro. Quanto mais pessoas doarem maior e chance de salvar vidas.
 
Hoje, a propabilidade de encontrar doador compatível é de uma em 100 mil.
 
Para doar, é preciso que o voluntário vá até o ponto de coleta, retirar amostra de sangue. Ele é submetido a exames e  resultado disponibilizado no bando de doadores de medula. Quando um paciente compatível é encontrado o doador é chamado.
Imprimir