Imprimir

Imprimir Artigo

21/06/2019 - 11:49 | Atualizado em 21/06/2019 - 13:29

Investimento e Criatividade: quais são os riscos de pensar fora da caixa?

Na atual situação econômica do país, é preciso saber como deixar nosso dinheiro rendendo para não sermos pegos de surpresa. Quando não há de onde tirar a renda, a criatividade é aliada para não sucumbir à pressão do mercado. Mas até para isso é preciso um investimento mínimo. Já aqueles que mantém seus empregos e têm a sorte de conseguir guardar um pouco, sempre surge a dúvida de onde investir. 

Ora, pensar em um investimento que se adeque ao seu perfil não é uma tarefa tão simples assim. Existem questões como o tempo de rendimento e cálculos que nem sempre são do nosso domínio. Dinheiro parado não só deixa de trazer rendimentos como também não ajuda no aquecimento da economia, que hoje morre de frio. 
As opções de investimento são muito mais amplas do que percebemos logo de cara. É claro que você pode optar pelo Tesouro Direto, Poupança, CDI e todas essas aplicações mais clássicas. Existem inúmeras corretoras que são especializadas em orientar o investidor de acordo com o seu perfil. 

Agora, se você gosta de ser um tanto quanto excêntrico, os investimentos exóticos podem ser aquilo que você procura. O portal Pense Futuro destacou algumas aplicações de cunho temático que se enquadram no conceito de investimentos exóticos, mas faz um alerta: apesar da infinidade de opções de investimentos desta natureza à disposição no mercado, e de ser um investimento rentável e, por vezes, divertido, os riscos são muito elevados, o que demanda um perfil de investidor mais flexível. 

Se nada veio à sua mente com o conceito “investimento exótico”, nós podemos ajudar. Aquele seu amigo que tem uma sensibilidade apuradíssima para arte, ou mesmo uma consultoria especializada, poderá indicar uma galinha de ovos de ouro ao lhe apresentar uma obra de arte que irá valorizar com o tempo, conforme o portfólio do artista for conquistando grandes galerias. Mas cuidado! Adquirir uma obra de arte com fins de investimento tem seus riscos: pode ser que o artista tome mais tempo do que você esperava para atingir esse status ou mesmo que esse dia nunca chegue. Ao menos, você terá adquirido uma bela peça. 

Outra opção é investir em hobbies, afinal de contas você não precisa dispor de grandes montantes de dinheiro. Muitos jovens hoje ganham dinheiro jogando vídeo game. Hoje em dia, existem até sites especializados em jogos para investimentos de pequeno, médio e grande porte de forma mais descontraída, como é o caso do caça níquel da Betfair. Outras modalidades de jogos também podem ser rentáveis se você chamar a atenção das pessoas pelo seu game play. De acordo com o site Shopify, é possível inclusive ser pago para jogar vídeo games por meio de plataformas que transmitem partidas em tempo real, como faz o Twitch. O YouTube também é uma boa fonte de receita, com vídeos de gamers por conta dos anúncios publicitários. 
 
No momento crítico em que a empregabilidade no Brasil não está em seu auge, é preciso por o pé no chão e apostar em alguma ideia criativa para que não saiamos perdendo ainda mais nesse cenário. Crises são naturais em todos os governos, e não podemos nos deixar derrubar em razão de algumas turbulências. 

A criatividade e o autoconhecimento são primordiais para que você faça escolhas de investimento cujos resultados tenham mais chance de lhe serem favoráveis. Pensar fora da caixa e mirar em investimentos alternativos pode ser a chave para complementar seu rendimento.
Imprimir