Imprimir

Imprimir Artigo

08/06/2019 - 06:39 | Atualizado em 08/06/2019 - 07:07

Escrivães de polícia participam de segunda capacitação sobre escuta especializada em Cáceres

Escrivães da Polícia Civil do município de Cáceres participaram nesta sexta-feira (07) da segunda capacitação sobre escuta especializada promovida pelo "Projeto Luz – Cáceres Protege as suas Crianças e Adolescentes", desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e parceiros. Durante o curso, foram repassadas técnicas para melhorar o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

Ao todo foram quatro horas de capacitação. A temática foi abordada pelas psicólogas Rayanne Moreno e Dayanne Marciano Moreno Guedes e teve como base a Lei 13.431/2017.

O PROJETO – Implantado em outubro do ano passado em Cáceres, o Projeto Luz visa assegurar a priorização e padronização do atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual para garantir uma investigação célere e efetiva, buscando evitar a revitimização e reiteração delitiva.

A promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello explica que a proposta é fomentar a atuação colaborativa de todos os integrantes da rede de proteção, criando uma rotina de atuação de cada parceiro, a fim de investigar e punir os casos de violência que surgirem, buscando, assim, prevenir novos crimes, ao mesmo tempo em que serão buscadas alternativas para minimização dos danos físicos, psicológicos e sociais sofridos pelas vítimas.

"O objetivo do projeto é atar, oficial e definitivamente, os laços entre as instituições, criando um procedimento a ser seguido quando surgir a notícia de que uma criança ou adolescente foi vítima de violência sexual – seja de que espécie for, buscando soluções criativas para o orçamento, tempo e recursos humanos limitados de cada instituição – sempre respeitando suas atribuições – e estabelecendo o diálogo construtivo entre os componentes da rede de proteção", destacou a promotora de Justiça.

PARCEIROS: Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, as Secretariais de Estado de Saúde (SES), Educação, Cultura e Esporte (SEDUC) e Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Poder Judiciário, POLITEC, Polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Faculdade do Pantanal (FAPAN), Poder Judiciário, Hospital Regional, Hospital São Luiz, dentre outros.
Imprimir