Imprimir

Imprimir Artigo

07/06/2019 - 10:54

Cáceres perde 15.308 eleitores

Na manhã da última quarta-feira (05) foi protocolado na Câmara Municipal de Cáceres um convite do magistrado eleitoral (doutor Ricardo Sobrinho) para o Presidente (Rubens Macedo) comparecer às 10h de ontem, quinta-feira (06) no Cartório Eleitoral, objetivando discutir ações para continuar a mobilização da população em realizar o recadastramento eleitoral através da biometria.
 
Isso se deu devido aos mais de quinze mil eleitores que precisam regularizar os respectivos títulos eleitorais, atualmente cancelados por não atenderem dentro do prazo (03/12/2018 a 26/04/2019) à convocação para cadastramento. Dessa vez, o comparecimento ao Cartório Eleitoral será feito exclusivamente de maneira ordinária e não extraordinariamente (por mutirões).

Nesta oportunidade, o juiz Ricardo Sobrinho entregou ao vereador Rubens Macedo uma lista, na qual consta o total de eleitores nas 45 seções eleitorais de Cáceres e quantos eleitores estão com a biometria e quantos sem, além da porcentagem em cada local de votação (sessão eleitoral).

Ao todo, foram 15.308 títulos cancelados na cidade. O colégio eleitoral com mais títulos cancelados é a UNEMAT, com 1424.

A nova presidência do Tribunal Regional do Estado de Mato Grosso (TRE-MT) tem a meta de zerar o número de eleitores ainda sem cadastramento biométrico até as eleições de 2020. Importante ressaltar que todos os cidadãos, sem exceção de idade, devem passar por essa biometria eleitoral e que as consequências pela inércia são negativas, como a proibição de inscrição em concurso público e de obter passaporte, suspensão de benefícios do INSS, dentre outras.

Para regularizar o título em situação de cancelamento, é preciso comparecer ao Cartório Eleitoral na rua Marechal Deodoro, 720, Centro, munido dos mesmos documentos exigidos para fazer a biometria: documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou carteira profissional) e comprovante de residência (contas de luz, água ou telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral).
Imprimir