Imprimir

Imprimir Artigo

04/06/2019 - 08:16 | Atualizado em 04/06/2019 - 10:12

Com medo de opinião pública, maioria dos vereadores de Cáceres não diz se é a favor ou contra a prorrogação de mandato. Veja o que cada um diz

O Jornal Oeste procurou cada um dos 15 vereadores da Câmara Municipal de Cáceres para saber o que cada parlamentar pensa sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga por mais dois anos os mandatos municipais para que seja realizada uma eleição geral em 2022 para todos os cargos eleitos no país; A maioria com medo da opinião pública não quis se posicionar.

Os que são a favor e se posicionam

O vereador Alencar das Bicicletas(PP) disse que o processo será inevitável .

“Sou a favor de um único pleito sim, isso será inevitável, se não for agora, terá que ser num futuro bem próximo, os dados mostram uma economia gigantesca”.

Elias Pereira (Avante) se limitou a dizer apenas que é favorável.

Valdeniria Dutra (PSDB) disse ser favorável em discurso feito na sessão de ontem(03). Com relação a isso, a vereadora defendeu.
Essa é a terceira vez que o Brasil faz isso(tenta unificar as eleições, segundo a vereadora). A economia que estivemos lá é muito grande e eu sou a favor da prorrogação”.

Cláudio Henrique(PSDB) já havia dito ser a favor da proposta, leia aqui.

Wagner Barone(Podemos) foi o único que disse que a proposta não vai passar pela Cãmara Federal. Sobre o projeto Barone explica.

“Em 2017, a deputada Kátia Abreu era a relatora do mesmo projeto. No qual trazia a proposta de eleições única em 2020. Contudo, não houve nenhuma publicidade por conta da LAVA JATO. portanto, essa PEC não passa de um bom halibe para unificar as eleições para 2024. Aí sim, estender os mandatos de...governador, presidente,deputados e senadores”.

Ao ser perguntado se era favor ou contra, o vereador assinala.

“Sem nenhuma chance de aprovação. Não é possível ser contra ou a favor de especulação”.

Os que são contra a prorrogação
 
Apenas três vereadores diz ser Contra a mudança.

O Vereador Jerônimo Gonçalves(PSB) , Cézare Pastorello(SD) e Zé Eduardo Torres(PSC) disseram que são contra a proposta. 

Cézare Pastorello(SD) diz ser contra a proposta e favorável já a mudança para todos em 2020.
“Sou contra, porque não se pode mudar as regras para os atuais ocupantes. Sou até favorável à unificação, porém, que sejam alterados os prazos nos próximos mandatos. E se os deputados federais e senadores estão tão preocupados assim com a economia das eleições, então vamos unificar as eleições já em 2020!”.

Zé Eduardo e Jerônimo também se limitaram a dizer que são contra.

Os que não responderam por medo da opinião pública

O assunto que é polêmico diante a opinião pública, fez o Presidente da Câmara Municipal, Rubens Macedo(PTB) e os vereadores Valter Zacarkin(PTB), Elza Basto(PSD), Creude Castrillon(Podemos), Dênis Maciel(Avante), Domingos Santos(PSB) e Rosinei Neves(PV) não responderem a pergunta.  Junto, os sete vereadores representam 4.941 eleitores que deram a chance de serem porta voz da população, porém, preferiram o silêncio.
 
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

Aproximadamente 800 prefeitos e vereadores de todo o estado estiveram presentes na última quinta-feira (30), em Cuiabá, no 1º Encontro Municipalista “Unificação das Eleições – Uma causa em prol do Brasil” que tratou do assunto.
 
Imprimir