Imprimir

Imprimir Artigo

29/05/2019 - 06:29

Deputada federal de MT critica Bolsonaro e diz que presidente “não respeita o ensino indígena”

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT), criticou o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), durante sua participação na Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária, nesta segunda-feira (27).

Segundo a parlamentar, Bolsonaro não respeita a educação indígena brasileira. Além de apontar o descaso de Bolsonaro, a deputada declarou que durante o governo petista, as questões indígenas eram tratadas com mais dignidade perante o Congresso Nacional.



“No nosso período construímos mais de 80 Escolas indígenas, com recursos de convênio dos governos Lula e Dilma. Agora, o governo federal não faz mais convênio com o Estado. Falta recursos e não há apoio da União”, disse.

Rosa Neide também aproveitou para cobrar o atual governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), enfatizando na reabertura dos cursos de Licenciaturas Plena e Bacharelados ofertados aos indígenas, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

De acordo com a professora, “o governo alega falta de recursos, mas corta apenas os cursos dos indígenas”, criticou.

As declarações surgiram enquanto Rosa Neide participava da mesa de debates sobre os direitos dos povos indígenas juntamente com a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), na Universidade Federal de Mato Grosso. Durante a conversa, as principais questões foram a falta de apoio à Educação Escolar Indígena e da falta de estrutura nas unidades de ensino das comunidades.

Além das deputadas, o evento contou com presença do procurador da República, Ricardo Pael, do representante do governo do Estado, Adair Moreira e de representantes da FUNAI.
Imprimir