Imprimir

Imprimir Artigo

10/05/2019 - 13:27

Contadora de Histórias: ‘Memórias inventadas’ do poeta Manoel de Barros inspira atividade no Clube do Livro do IFMT Cáceres

 O mês de maio se desvela com resultados da intervenção promovida pelo Clube do Livro do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo na imersão de estudantes e comunidade interna na obra de poesia e prosa “memórias inventadas” do poeta mato-grossense Manoel de Barros.
 
Em meio às atividades realizadas todas as quintas-feiras de disponibilização de obras no saguão do campus em espaços de leituras e de reflexões, o projeto recebeu, na agenda de fechamento do mês de abril,  a professora e contadora de histórias Rosângela da Rocha que conduziu as pessoas participantes a uma viagem no imaginário de Manoel de Barros sobre os percursos e experiências de uma vida refletida em infâncias.
 
Em uma plenária composta em sua maioria por estudantes, as histórias contadas por Rosângela além do despertar para o encantamento da prosa poética de Manoel de Barros, apresentaram a versatilidade das narrativas de contadoras e contadores de histórias e despertaram a curiosidade e o estímulo para a leitura.
 
A estudante Camila Mendes, do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio resume a experiência como o despertar para “um encantamento sobre a história”. Para a estudante a arte utilizada por Rosângela despertou curiosidade sobre estilos de linguagens e narrativas presentes na literatura brasileira.
 
Leia mais:   Um dos maiores grupos de concessionárias do Brasil chega à Tangará da Serra
 “Ela traz para uma linguagem onde formulamos e imaginamos as cenas. Eu gosto muito de ler, mas quando se trata da literatura brasileira em si tenho dificuldade de me prender a uma obra. E momentos assim, desperta vontade de mais conhecer a maneira que os autores brasileiros escrevem”, afirma Camila.
 
Professora da rede municipal, graduada em Filosofia e Letras e mestranda em Educação, Rosangela é entusiasta na difusão da arte de contação de história e da sua expressão como movimento educacional e cultural. A apresentação no projeto Clube do Livro do IFMT Cáceres integrou a agenda do mês de Abril de incentivo à leitura a partir da criação do Dia Mundial do Livro (23) instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco.
 
Coordenado por docentes da área de linguagem do IFMT Cáceres, o Clube do Livro propõe além do convite cotidiano à leitura, com diálogos em encontros presenciais e socialização das impressões em mural no campus, o cenário para a difusão de textos autorais.  As atividades são organizadas pelas professoras Maribel Chagas de Ávila, Claudinéia de Assis Maldonado Pinho, Denise Dalmas Rodrigues e Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi e pelos professores João Vanes da Silva Tobias, Luciano Paulo da Silva e Marcos Aparecido Pereira.
Imprimir