Imprimir

Imprimir Artigo

09/05/2019 - 11:18

Seleção feminina se prepara para Liga das Nações

 
Apesar de não ter a evidência do futebol, o vôlei é um esporte apreciado e muito praticado, principalmente em circuitos regionais espalhados por todas cidades do interior do Brasil.
 
De acordo com uma pesquisa encomendada pela marca de tênis Olympikus e feita pelo instituto Datafolha, o vôlei foi confirmado como um dos esportes de maior preferência do Brasil Nas regiões Norte e Nordeste a  paixão pelo vôlei ficou mais evidenciada com 47% dos entrevistados citando o esporte como o da sua preferência, perdendo apenas para futebol, lembrado por 60% dos ouvidos.

Vôlei profissional

Todo esse interesse se reflete na prática profissional do esporte. Tanto é que o Brasil se destaca principalmente no vôlei masculino onde a seleção é considerada um dos principais times do mundo, finalista das últimas quatro Olimpíadas (dois ouros e duas pratas) e dos últimos quatro Campeonatos Mundiais (três ouros e uma prata).

A  seleção brasileira feminina de vôlei não fica atrás e também quer fazer bonito. Faltando um pouco mais de um ano para o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o grupo já inicia a preparação para esta importante temporada. A prioridade, com certeza, é o Pré-Olímpico, marcado para acontecer entre os dias 2 a 4 de agosto na China. Mas antes disso, as meninas do Brasil terão outros desafios, que também servirá de preparação. A primeira delas é a Liga das Nações.

Criada em 2018, a Liga das Nações vem para substituir o Grand Prix, que a seleção já venceu 10 vezes. É uma das principais ligas de vôlei entre seleções, ficando atrás apenas da Copa do Mundo e da Olimpíada.

Este ano, a Liga das Nações começa no dia 21 de maio, com a abertura da primeira fase. Neste primeiro fim de semana, vai até o dia 23, o Brasil sedia a disputa e enfrenta a República Dominicana, China e Rússia. A segunda etapa, 28 a 30 de maio, acontece na Holanda e a seleção confronta a Bulgária, Polônia e as donas da casa. A terceira parte acontece no fim de semana seguinte, entre 4 a 6 de junho, nos Estados Unidos. As brasileiras enfrentam, além das norte-americanas, a Alemanha e a Coreia do Sul.  A primeira fase continua entre 11 a 13 de junho, no Japão. Nesta etapa, as meninas encaram as japonesas, as sérvias e as tailandesas. A primeira fase de encerra entre os dias 18 a 20 de junho, em etapa disputada na Turquia. As brasileiras encaram a Turquia, Itália e a Bélgica.

Na Liga das Nações, as seleções se enfrentarão nos seus respectivos grupos e as cinco mais bem classificadas avançam à fase final ao lado do país sede. No feminino, a etapa decisiva será disputada na China entre os dias 3 e 7 de julho. No ano passado, o time do técnico Zé Roberto Guimarães terminou na quarta posição.

Ordem na cozinha

José Roberto Guimarães é um técnico vitorioso no voleibol brasileiro. Tricampeão olímpico, o comandante brasileiro enfrenta uma crise nunca vista na carreira. Às vésperas da Liga das Nações e do Pré-Olímpico, o treinador tem a negativa de cinco jogadoras convocadas, dizendo "não" para a seleção. Alegando motivos pessoais e físicos, Taísa, Camila Brait, Dani Lins, Gabriela Cândido, Adenízia e Tássia pediram dispensa e não jogarão a Liga das Nações.

Esta "debandada" ainda está sendo assimilada pelo treinador, que deve aguardar até a próxima segunda-feira para confirmar as substitutas. Mesmo assim, Zé Roberto acredita no potencial das outras atletas convocadas.

Destaque para a oposto Tandara, uma das mais experientes do grupo. Ela participou da campanha do ano passado.

Ainda tem o talento de Drussyla, ponteira do Sesc que fez uma boa Superliga. Aos 22 anos, ela se recuperou de lesão e agora está pronta para ajudar a seleção.

Seleção masculina também entra na disputa

Assim como a seleção feminina, o time brasileiro masculino de vôlei também inicia temporada importante a partir de maio. A primeira competição também é a Liga das Nações, considerada uma das principais ligas de vôlei neste naipe. O torneio dos homens acontece um pouco mais tarde, a partir do dia 31 de maio.  Da mesma forma, a primeira fase será disputada em cinco fins de semana, um com cada sede diferente. A primeira acontece entre os dias 31 de maio e 2 de junho, na Polônia. A Seleção encara, além dos donos da casa, os Estados Unidos e a Austrália.

Se terminar entre os cinco melhores colocados, o Brasil disputa a fase final que acontece entre 10 a 14 de julho, nos Estados Unidos. Comandado pelo técnico Renan Dal Zotto, a seleção brasileira busca seu primeiro título com seu novo comandante. Desde 2017, o Brasil não sabe o que é ganhar um campeonato.

Além da Liga das Nações, a seleção masculina disputa a Copa do Mundo e o Pré-Olímpico, que acontece entre os dias 9 a 11 de agosto. O Brasil é o atual campeão olímpico.

Grupos do Brasil – Liga das Nações 2019

Edição feminina:

21 a 23 de maio
Sede (Brasil)
Equipes: Brasil, República Dominicana, Rússia e Chinae

28 a 30 de maio
Sede (Holanda) 
Equipes: Brasil, Holanda, Bulgária e Polônia

4 a 6 de junho
Sede (Estados Unidos) 
Equipes: Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Coreia do Sul

11 a 13 de junho
Sede (Japão) 
Equipes: Brasil, Japão, Sérvia e Tailândia

18 a 20 de junho
Sede (Turquia) 
Equipes: Brasil, Turquia, Itália e Bélgica
 
Edição masculina:

31 de maio a 2 de junho
Sede (Polônia) 
Equipes: Brasil, Polônia, Estados Unidos e Austrália

7 a 9 de junho
Sede (Japão) 
Equipes: Brasil, Japão, Argentina e Irã

14 a 16 de junho
Sede (Portugal) 
Equipes: Brasil, Portugal, China e Sérvia

21 a 23 de junho
Sede (Brasil) 
Equipes: Brasil, Bulgária, Alemanha e Rússia

28 a 30 de junho
Sede (Brasil) 
Equipes: Brasil, Itália, Canadá e França
  Imprimir