Imprimir

Imprimir Artigo

09/05/2019 - 07:00

Homem avista onça no centro de Cáceres

Uma fonte da PM de Cáceres relatou ontem(08) ao Jornal Oeste que uma pessoa que passava em frente a sede da Marinha na noite da última terça-feira(7) revelou ter visto uma onça abatendo uma capivara em local usado para embarque e desembarque de barcos no centro de Cáceres.

No começo de março deste ano uma onça pintada foi filmada por populares na região do Cáceres Iate Clube pela manhã na ilha que fica na Baía em frente ao Cais.

Na época das diversas aparições o Professor Manoel dos Santos filho, doutor em Ecologia, e que estuda as onças pintadas a mais de 20 anos, reforçou a preocupação com o aparecimento do animal nas áreas próximas da cidade.
 
“Há duas possibilidades, uma pode ser que está onça seja um animal jovem, pois quando elas se encontram nesta idade elas são expulsas pelos pais para evitar endogamia elas acabam indo para novos territórios, fato que existem poucos locais para esses novos animais. A segunda alternativa e que pode ser a mais plausível é que parece ser um animal velho, e bem magro, nesse caso o animal se torna perigoso, pois onças nessa idade acabam perdendo os dentes e por isso não conseguem mais caçar torna-se perigosos, pois podem atacam qualquer coisa”, alertou o pesquisador.
 
Ainda de acordo com o Professor Manoel, a poucos dias um bando de queixada atravessou o rio Paraguai e invadiu a área urbana de Cáceres, isso poder relação com o aparecimento deste animal no local e com a busca de alimentos afugentou os queixadas.
 
“Esses animais vão perdendo o habitat naturais, pois os seres humanos vão desmatando e invadindo áreas que seria das onças pintadas, orientamos a todos para que tenha muito cuidado e não permanecer sozinhos nestes locais”, finalizou.
 
O caso de terça-feira repercutiu nos grupos de Whatsapp e segundo o relato a onça está perto da entrada da três boca, para frente da Sematur.
 
Imprimir