Imprimir

Imprimir Artigo

29/04/2019 - 13:33

Fogo amigo

A disputa para ser o candidato do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), no ano que vem, desencadeou uma guerra entres três pretendes. A vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB), o secretário de Turismo, Júnior ‘Engomadinho’ Trindade (PR) e a secretária de Fazenda, Nelci Longhi. Pela indicação, Nelci e Trindade estão se movimentando nos bastidores. Trindade, que é o preferido do prefeito, depois de montar uma estrutura com o aval de Francis usando cargos na Sematur, contratou a ‘ralé’ do deputado federal doutor Leonardo (SD) para tirar Eliene do páreo. Aliás, eu alertei na Coluna passada que ela seria vítima de Fakews do ‘Fogo Amigo’. Já tomou o primeiro na semana passada. Ela que se prepare e comece a ouvir a Rádio Jornal para atestar o que estou dizendo.
 
Dividido
 
Em relação a essa disputa, o grupo do deputado federal doutor Leonardo (SD), está dividido. Enquanto o baixo clero acertou com o ‘Engomadinho’, o médio clero, está com Eliene. Mas, o propósito das duas alas é o mesmo. Arrumar uma ‘teta’ na prefeitura a partir de 2021 colocando o irmão de Leonardo, Corgésio Albuquerque (SD), como vice de um dos dois.
 
Teta
 
Por falar em baixo e médio clero de Leonardo, o alto clero está composto por gente de Cuiabá para frente. Até um enrolado irmão do ex-deputado José Riva, que nunca veio à região, foi nomeado no gabinete do doutor em Brasília com alto salário.
 
Pau
 
Por falar em Leonardo, o tiro dele, ao acusar na mídia o presidente Bolsonaro (PSL) de supostamente estar comprando apoio dos parlamentes para aprovar a reforma da previdência, saiu pela culatra. Está apanhando nas redes sociais de milhares de eleitores do ‘Coizo’.
 
Corrida
 
O processo visando a prefeitura e a Câmara de Cáceres está à todo vapor. No final de semana o PT lançou quatro pré-candidatos a prefeito. A professora Mazeh Silva, James Cabral, Domingos Sávio e Dimas Neves. A legenda quer lançar chapa própria com 23 candidatos à vereadores. Em Cuiabá, Adriano Silva foi eleito para executiva estadual do DEM.
 
Quieto
 
Na surdina também há movimentações. Uma fonte revelou que o ex-vereador Wilson Kishi (PDT) está sendo sondado para ser candidato a prefeito ou a vereador pelo partido NOVO, que em Cáceres, reúne aliados do prefeito Francis Maris (PSDB), entre eles, Dilson Félix Dutra, o Dilson do O Boticário. Outro que está se movimentando é Valdir Rodrigues ex-PSC. Bolsonaro de carteirinha, está se articulando para assumir o PSL, partido do presidente. Mas não é só ele que quer. O vereador Rosinei Neves (PV), também está tentando assumir o partido. Assumir partido é fácil, quero ver é arranjar 23 candidatos à vereador, sendo sete mulheres para fazer 3 mil votos.
 
Pizza
 
A CPI criada para analisar suposta quebra de decoro do vereador Denis Maciel (Avante) em Cáceres, deve dar em nada. Como sempre o corporativismo vai prevalecer. Por falar em Câmara, recebi uma denúncia de que o presidente Rubens Macedo (PTB) e o vereador Claudio Henrique (PSDB), teriam silenciosamente feito contratações irregulares. Os dois teriam apadrinhado duas estagiárias contratadas de forma ilegal[P1] .
 
Fraco
 
O deputado federal doutor Leonardo (SD), está confirmando em Brasília o que nós de Cáceres e região já sabemos. Ele é fraco politicamente e seu mandato será um fiasco. A comprovação disso veio na semana passada, quando ele cometeu a infantilidade de acusar o presidente da república de suposta tentativa de compra de votos para aprovar a reforma da presidência. Ninguém ensinou a Leonardo que parlamentar não pode brigar com o Executivo. Seu papel é fiscalizar e buscar recursos. Aqui na região, especialmente em Cáceres, ele já começou a apanhar de ex-aliados que ficaram sem teta com sua ida para Brasília. Eles estão usando as redes sociais para detonar o deputado.
 
Vergonha
 
O prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), foi desmentido publicamente pelo governador Mauro Mendes (PSDB). Francis usou a mídia chapa branca e a assessoria da prefeitura para dizer que a ZPE era uma realidade. Três dias depois, em uma entrevista para Rádio Centro América o governador Mauro Mendes (DEM), enterrou a ZPE, afirmando tecnicamente que ela é inviável. Agora resta a Francis e aos políticos oportunistas tentarem enganar a população com o discurso da Hidrovia Paraguaia/Paraná e a saída para o Pacífico. Além de ter sido desmentido publicamente, o prefeito não digeriu uma enquete que o Jornal Oeste fez e que confirmou o alto índice de rejeição sua gestão. Fez uma nota e distribui a imprensa criticando o Jornal Oeste. Eu particularmente concordo com a maioria da população. Péssima gestão, sem foco, especialmente na saúde e educação. Outro dia o prefeito e seus assessores ao responderem as críticas sobre a compra de uma fonte por mais de meio milhão de reais, disseram que o recurso era do Ministério do Turismo. Não é o que consta no Diário dos Municípios. Lá diz que são recursos próprios. A má gestão está em todos os setores. Na Educação comandada pela vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB) há dois anos não são entregues uniformes e kits escolares para as crianças. Mas a prefeitura vai usar uma fortuna em recursos próprios para comprar 15 mil camisetas, bolsas e bonés para o Festival de Pesca. Essa é a tal paixão em administrar liderada por um empresário de sucesso que chegou a prefeitura por ser rico e pela fama de bom gestor. Condenou tanto os antecessores por promoverem a política do pão e circo e está fazendo a mesma a coisa. Em sete anos, endividou a prefeitura de tal modo que os próximos prefeitos só vão pagar contas.
 
Pontes
 
Enquanto a prefeitura e a Câmara de Cáceres dormem em berço esplêndido, as pontes da zona rural estão caindo por falta de manutenção. Na Caiçara por exemplo, as de madeira da estrada que dá acesso as grandes pousadas do Pantanal estão intransitáveis.
 
Imprimir