Imprimir

Imprimir Artigo

22/04/2019 - 16:10

STF proíbe procurador condenado por corrupção em MT de viajar sem autorização judicial

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou provimento ao pedido feito pela defesa do procurador aposentado Francisco Gomes de Andrade Lima Filho, o Chico Lima, para se livrar da obrigação de comunicar à justiça sempre que fosse viajar. A decisão foi proferida pela ministra Rosa Weber no dia 16, impedindo que o ex-procurador saia de Mato Grosso sem autorização prévia.

Os representantes de Chico Lima pretendiam ampliar a suspensão de medidas cautelares já autorizadas pelo próprio STF, como a retirada da obrigatoriedade do uso de tornozeleira eletrônica. Chico Lima responde a vários processos na Justiça por atos de corrupção cometidos durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa. Dentre estes, segundo a investigação levada a cabo pelos agentes, delegados e investigadores da Delegacia Fazendária (Defaz), a participação em um esquema de desvio de dinheiro público durante a desapropriação de um terreno localizado no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá, no valor de R$ 31,7 milhões.

O ex-procurador também é réu em ações penais por corrupção e desvio de milhões de reais por meio de diferentes esquemas já admitidos pelo ex-governador Silval Barbosa em sua delação premiada sancionada no STF. 

Todos esses processos foram propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) contra, além de Silval Barbosa, seu ex-chefe de gabinete, Sílvio Cezar Corrêa Araújo, os ex-secretários Pedro Nadaf, Marcel de Cursi, Arnaldo Alves de Souza Neto e o ex-presidente do Intermat, Afonso Dalberto.

VISITA A MÃE

Apesar de querer "livre acesso" para viagens, Chico Lima tem recebido autorizações judiciais para viajar. Em dezembro, foi liberado para passar as festividades de fim de ano no Estado do Rio de Janeiro, onde também possui residência.

Em março deste ano, o juiz Jorge Tadeu Rodrigues o liberou para acompanhar a cirurgia de sua mãe, também no Rio de Janeiro. Na ocasião, a matriarca da família Lima havia sofrido um acidente doméstico e necessitava de uma intervenção cirúrgica.
Imprimir