Imprimir

Imprimir Artigo

16/04/2019 - 09:21

Mirassol D'Oeste realiza hoje Seminário Regional de Turismo

Mirassol D’ Oeste sediará no próximo dia 16 de abril o I Seminário Regional de Turismo do Vale do Cabaçal, que engloba oito cidades da região, sendo elas Araputanga, Curvelândia, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos.

A iniciativa para realização do evento é da Empaer com apoio do Consórcio Nascentes do Pantanal e da prefeitura local. Os palestrantes do evento explanarão sobre o programa Nacional de Regionalização do Turismo e sobre a Instância de Governança Regional, ministrada pelo Agente técnico da secretaria adjunta de Turismo de Mato Grosso, Geraldo Lucio e pela Professora da Unemat/Cáceres, Rosangela Lazarin, respectivamente.

O Programa Nacional de Regionalização do Turismo foi criado em 2013 para integrar municípios por regiões ao Mapa  Turístico Brasileiro e possuem critérios para sua atualização nque ocorre a cada dois anos. Os critérios para a atualização deste ano foram publicados pelo Ministério do Turismo através da Portaria nº 192, de 27 de dezembro de 2018, sendo um dos itens obrigatórios para que o município integre o mapa turístico brasileiro 2019-20121, a região deverá comprovar a existência de uma Instância de Governança Regional (conselho, fórum, comitê, associação) responsável por sua gestão, por meio de ata da reunião de sua instalação.

Então, mesmo que o município atenda todos os critérios individuais para atualização: órgão de turismo, orçamento, conselho ativo, etc; mas sua região não comprove a existência de uma governança ativa, este estará, infelizmente, fora do Mapa. A documentação será inserida no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo (SISPRT), conforme determinação do Ministério do Turismo.

Após as apresentações dos temas no seminário, será criada a Governança Regional do Turismo do Vale do Cabaçal. Poderão participar do seminário e da Instância, agentes e órgãos públicos, representantes do setor privado ligado ao turismo e sociedade civil organizada. Os municípios têm o prazo até dia 30 de abril de 2019 para encaminhamento de toda
documentação comprobatória.
Imprimir