Imprimir

Imprimir Artigo

16/04/2019 - 06:30

Bebê de 5 meses que esperava vaga em UTI há mais de 10 dias morre em MT

Um bebê de cinco meses que esperava por uma vaga em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) morreu em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, após uma parada cardiorrespiratória. O pequeno Nycholas foi internado no dia 3 de abril com anemia e piorou durante o período que ficou à espera da vaga.

Por meio de assessoria, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) reconheceu o problema da vagas e afirmou que trabalha para a criação de vagas.

Na casa da família, as roupas do bebê ainda estão no varal e os brinquedos no quarto. Para a mãe, só restaram as lágrimas.

“Procuramos uma vaga em UTI e nada. Se fosse um rico que estivesse no nosso lugar teria sobrevivido, mas como somos pobres, perdemos tudo o que tínhamos na vida”, declarou Maria Carolaine da Silva Freitas.

Além da tristeza, da saudade, a perda prematura do único filho deixou um sentimento de revolta e indignação em toda família.

“Estou revoltada, magoada, triste com essa situação. Não entendo como um estado tão desenvolvido tem vaga em UTI. Até quando? Quantos pais vão perder filhos?”, questionou a tia do bebê, Toverlane Maria da Silva Santos.

O bebê deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) há quase 20 doas com um quadro severo de anemia. Ele também foi diagnosticado com séria infecção pulmonar.

A secretária de saúde do município, Dienifer Jaqueline Feix afirmou que o bebê tinha uma saúde frágil desde que nasceu e que durante todo o período em que ele esteve na unidade uma estrutura improvisada foi montada para não deixar o menino sem os cuidados necessários.

“Não tínhamos estrutura para manter a criança entubada. Quando a situação complicou, hospitais particulares emprestaram equipamentos para mantê-lo entubado”, explicou. Imprimir