Imprimir

Imprimir Artigo

15/04/2019 - 12:51 | Atualizado em 15/04/2019 - 13:05

Queimada

Enquete realizada pelo grupo de WhatsApp Políticas & Debates no Facebook, expressou o sentimento do cacerense em relação à alguns integrantes da classe política da cidade que estão ensaiando disputar a prefeitura no ano que vem. Em uma lista que tinha a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB), Marcinho Lacerda (MDB), Júnior Trindade (PR), Júlio da Semelc (PR), Marcos Ribeiro (DEM), Enézio Mariano (Avante) e o desconhecido irmão do deputado doutor Leonardo (SD), Corgésio Albuquerque (SD), o NENHUM ganhou disparado. Todo mundo tem direito de querer, só que tem que combinar com o eleitor. O recado está dado.
 
Candidatos
 
Atualizando a lista de pré-candidatos a prefeito em 2020 em Cáceres. Além de um candidato do prefeito Francis, temos Adriano Silva (DEM), Túlio Fontes (PV), Enézio Mariano (Avante) e Marcinho Lacerda (MDB). São candidaturas com musculatura política e com aval das suas executivas estaduais. Para quem acha que é muito, espere porque a lista vai aumentar ainda mais.
 
Coitado
 
Quando se faz jornalismo com independência, especialmente da classe política, o único problema são velhos hábitos. Recentemente uma fonte da Coluna, servidor da prefeitura de Cáceres, me contou que o presidente da Câmara de Vereadores, Rubens Macedo (PTB), que é do meu partido, estava percorrendo as secretarias da prefeitura procurando algo que pudesse me comprometer publicamente. Certamente está pretendendo usar isso em algum veículo de comunicação. Não precisa fazer isso não Rubens. Como você não sabe ligar um computador, peça para alguém fazer uma busca para você. Hoje nossa vida está exposta na internet. Não adiantar chiar. Não quer receber críticas, sai da vida pública.
 
Complicou
 
Tenho repetido neste espaço que a eleição de vereador no ano quem será uma das mais difíceis da história. Se já bastasse o fim das coligações, Cáceres pode ter um outro agravante. Mais de 15 mil eleitores ainda não fizeram a biometria. Isso pode elevar o número de votos de legenda necessários para eleição de um vereador. Neste momento cada partido precisa fazer mais de 3 mil para eleger um vereador. Preocupados com isso, alguns vereadores, temendo pela reeleição, já falam em aumentar para 17 o número de cadeiras no legislativo cacerense.
 
Processos
 
Uma vez escrevi aqui neste espaço que o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), iria criar as filhas do advogado José Renato Oliveira, devido a quantidade de ações de improbidade administrativa que ele terá que responder nos próximos dez anos. Pois bem, levantamento recente, mostra que ‘o última bolacha do pacote’, já responde por cinco ações e tem dois bloqueios de bens. A vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB), que não tem a mesma ‘bala’, que Francis, já tem uma improbidade no lombo como gestora da Secretaria de Educação. Não se surpreendam, mas nos próximos meses este número deve aumentar. Lembrando que improbidade encerra a carreira política, dá multa em grana e impede progressão de carreira em serviço público.
 
Fidare
 
Este mês completou cinco anos da Operação Fidare, realizada para apurar suposta corrupção na saúde em Cáceres. Dezenas de pessoas foram presas, detidas e conduzidas a Delegacia da Policia Federal em um espetáculo desnecessário. O prefeito Francis Maris (PSDB), se contradiz quando fala no assunto. Afirma ao mesmo tempo que havia corrupção, mas diz que inocentes foram presos. Fato é que recentemente o inquérito penal, foi devolvido pelo judiciário ao Ministério Público por inconsistência.

SSPM

Eliel da Rocha jogou a toalha e apenas Nilson Magalhães e Fábio Lourenço irão disputar no mês que vem a presidência do Sindicato dos Servidores Públicos de Cáceres (SSPM). A expectativa agora é para ver se Eliel, Dener Cabelereiro e Luiz da Guia vão fazer campanha para Nilson. O único apoio certo de Nilson será do prefeito Francis Maris (PSDB) e sua equipe que não engolem a atual diretoria do Sindicato.
Imprimir