Imprimir

Imprimir Artigo

11/04/2019 - 08:49

Cáceres recebe mais de 7 mil doses de vacina para a primeira etapa

Começou nesta quarta-feira (10) em todo o Brasil a Campanha Nacional Contra a Gripe. Para a primeira etapa de vacinação o município de Cáceres recebeu cerca de 7.200 doses do imunizante, que devem ser administrados a princípio em parte do grupo prioritário.

De acordo com a Vigilância em Saúde de Cáceres do dia 10 ao dia 19 de abril são vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas até 45 dias pós-parto. A segunda etapa, que começa no dia 22 de abril, engloba o restante do grupo prioritário: idosos (60 anos ou mais), trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta do município é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário. A quantidade, de mais de 7 mil doses, enviadas pelo Ministério da Saúde não suprem toda a demanda. “Nós recebemos esse primeiro quantitativo de vacinas que devem servir para a primeira etapa da campanha e depois no transcorrer das ações o Escritório Regional de Saúde deve liberar mais doses. Por isso é que fazemos essa divisão em dois grupos para serem imunizados”, afirma o responsável pela Rede de Frios da Vigilância em Saúde de Cáceres, Joel Garcia Alexandre.

As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município, no Ambulatório da Criança e no Postão, todos em horário normal de funcionamento. O responsável pela Rede de Frios do município lembra que é importante levar alguns documentos no momento de vacinar. “Aqueles que têm condição médica especial devem levar um atestado médico – como é o caso das doenças crônicas – professores devem levar o comprovante de vínculo com escola pública na segunda etapa da campanha e, é claro, é importante que todos levem a carteirinha de vacinação pra que seja feito o registro” diz Garcia.

A vacina d a gripe é contraindicada para indivíduos quem apresentam alergia a ovo ou outros componentes da dose. O “Dia D” de vacinação contra a gripe neste ano será no dia 04 de Maio.
Imprimir