Imprimir

Imprimir Artigo

10/04/2019 - 10:09

Pedido de isenção da taxa do Enem acaba hoje (10)

Hoje (10/4) é o último dia para solicitar a isenção na taxa do Enem 2019 (acesse aqui). Os candidatos não isentos deverão pagar uma taxa de R$ 85 para realizar a prova (R$ 3 a mais que no ano passado). A solicitação deve ser feita por meio do site do exame. Mas fique atento, nem todos têm direito ao benefício. Para solicitá-lo, o estudante deve se encaixar em algum dos seguintes grupos, especificados no edital:

- Estudantes que estejam no último ano do Ensino Médio e estudem na rede pública de ensino
- Estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista e que comprovem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio
- Estudantes cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica

O resultado de quem foi contemplado com a isenção estará disponível a partir do dia 17/4. Quem for contemplado deve se lembrar ainda que não está automaticamente inscrito no Enem: a inscrição na prova é um processo à parte.

Justificativa de ausência

Os candidatos que pediram isenção na edição passada do Enem, foram contemplados, mas não compareceram em nenhum dos dias, deverão obrigatoriamente justificar a ausência caso queiram pedir o benefício de novo. A justificativa também deve ser feita até hoje (10), e deverá ser comprovada por meio de documentos oficiais que atestem o motivo da falta. Acesse o anexo II do edital para conferir quais documentos serão aceitos.

Caso a justificativa não seja aceita, o candidato precisará pagar a taxa do Enem 2019.
Imprimir