Imprimir

Imprimir Artigo

08/04/2019 - 11:33

Começou

O processo para a eleição do prefeito de Cáceres no ano que vem já começou. Ao decidir responder aos ataques do atual prefeito, Francis Maris (PSDB), o ex-prefeito Túlio Fontes (PV), disparou formalmente a corrida a prefeitura. Quem também se posicionou politicamente em relação a eleição do ano que vem foi Adriano Silva (DEM). Em entrevista à Rádio Difusora recentemente, ele fez críticas à administração atual e reafirmou ser oposição à Francis e seu grupo. Para variar, o deputado federal doutor Leonardo (SD), não deu um pio até o momento sobre o processo e atual gestão da cidade. Oportunista, vai aparecer em cima da hora para emprestar apoio a quem vencerá as eleições.
 
Renovação
 
Aproveitando o vazio deixado pelas maiores lideranças políticas de Cáceres, que não sabem construir sucessores, novos nomes já começaram a manifestar interesse em disputar a prefeitura. Enézio Mariano (Avante), que é presidente da UCAM, está elegendo presidentes de bairros e já colocou o nome à apreciação. Se conseguir organizar uma chapa boa de vereador, ele tem chances de se eleger vereador. Para prefeito é difícil, especialmente por conta de algumas figuras que estão ao seu redor.
 
Sem opção
 
Fonte da Coluna ligada ao Sindicato Rural, revelou que o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), aproveitou uma recente reunião com pecuaristas para discutir nomes para sucessão no ano que vem. Nomes como os de Kado de Barros, Túlio Fontes (PV), Cézare Pastorello (SD), Valdecir Rodrigues (PR), foram ventilados. O curioso foi que quando Francis mencionou o nome do seu novo xodó, Júnior Engomadinho Trindade (PR), ele foi rejeitado por cem por cento dos presentes. E ainda teve um presente que disse: ‘qualquer um, menos esse’. Diante disso, o prefeito que não tem papas na línguas, emendou. ‘Vamos ter que engolir a Eliene então’. Em meio as especulações, surgiu um nome forte de oposição. Estava ontem na missa na capela Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Junco com a família.
 
Eficiente
 
O secretário de Governo de Cáceres, Jorge Augusto, comprovou que é eficiente. Assim como fez na Câmara de Vereadores, quando Alvasir Alencar (PP), foi presidente, ele disparou um processo para licitação de publicidade legal na prefeitura. Depois que Jorge deixou a Câmara, nunca mais deram conta de fazer uma licitação para mídia lá.
 
Lambança
 
E segue a má gestão na saúde de Cáceres. Está tramitando no Tribunal de Justiça, um recurso do Consórcio de Saúde da região, contra a liminar concedida a prefeitura de Cáceres para que o Consórcio continue prestando atendimento a cidade por 90 dias após o pedido de retirada. A reação do Consórcio é porque o prefeito de Cáceres, além de não assinar o contrato de rateio, e não realizar empenhos, afirmou publicamente que não pagaria, que não cumpriria a proposta apresentada formalmente pelo procurador geral do município, Bruno Córdova. O Consórcio recorreu, pedindo liminar, dada a impossibilidade de descumprir a LRF. Mas a relatora, a desembargadora Maria Erotides, ainda não apreciou o pedido de urgência interposto em 19 de março.
 
Bomba
 
Um Boletim de Ocorrências sobre um suposto despejo de lixo hospitalar no Aterro Sanitário de Cáceres, levou a Coluna a descobrir uma coisa espantosa. Cáceres está recebendo o lixo hospitalar do Estado todo. O problema é que o Aterro foi feito para durar dez anos, mas já está no fim.
 
Atuação
 
O deputado estadual Walmir Moreto (PRB), de Nova Lacerda estará nesta terça-feira, 9, acompanhando a retomada da obra de pavimentação da MT 343. Ele estará acompanhado do vereador Creude Castrillon (Podemos), que levará o parlamentar para uma visita a Escola Estadual Ana Maria das Graças Souza Noronha onde a comunidade cobra a liberação de recursos para cobertura da quadra de esportes.
 
Destino
 
O deputado estadual Carlos Avalone (PSDB), que virou titular com a ida de Guilherme Maluf para o Tribunal de Contas, deve ser cassado por uma suposta compra de votos em Cáceres. Em seu lugar assume Saturnino Mason de Tangará da Serra. A vereadora de Cáceres, Valdeníria Dutra Ferreira (PSDB), virará o primeiro suplente e pode ser tornar deputada.
Imprimir