Imprimir

Imprimir Artigo

07/04/2019 - 11:32 | Atualizado em 07/04/2019 - 11:40

Acadêmicos de Direito da Fapan fazem visita técnica ao Cejusc em Cáceres

Acadêmicos do segundo semestre do curso de Direito da Faculdade do Pantanal (Fapan), participaram esta semana de uma visita técnica ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), no Fórum da Comarca de Cáceres, implantado em julho de 2014.

Ele é coordenado pela juíza Alethea Assunção Santos. Conta com uma gestora, três conciliadores e duas estágiárias.

A ação faz parte da disciplina Teoria Geral do Processo, ministrada pela professora mestre Evely Bocardi de Miranda.
 
Os estudantes foram recebidos pela gestora Adriana Del Castanhel e pela mediadora Fernanda Lima.
 
Elas apresentaram Cejusc e explicaram como ele funciona. Apresentaram as perspectivas da ‘Justiça Multiportas’ e as atividades relacionadas às mediações na Comarca.
 
‘Essa visita técnica contribui para a disseminação da cultura de mediação e conciliação no meio acadêmico, possibilitando que futuros operadores do direito vejam as práticas já não apenas como política alternativa e sim como procedimento do judiciário’, destacou Adriana Del Castanhel.
 
A professora Evely Borcardi explicou o propósito da visita.
 
‘A Iniciativa tem o objetivo de oportunizar aos acadêmicos o contato e a compreensão prática desses novos institutos inerentes à rotina jurídica e fomentar a atuação profissional colaborativa alicerçada na justiça social’, frisou.
 
Sistema multiportas – Sistema adotado pela pacificação dos conflitos a fim de que outros meios alternativos ao Poder Judiciário, como a mediação e a conciliação, sejam buscados pelos operadores do Direito, antes de iniciar processos que poderiam ser resolvidos por transação.



A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Adriana Del Castanhel e Evely Bocardi De Miranda, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Imprimir