Imprimir

Imprimir Artigo

30/03/2019 - 09:19

Cáceres realizará a 8ª Conferência Municipal de Saúde

 
Cáceres realizará a 8ª Conferência Municipal de Saúde será o maior evento de participação social na área na cidade.

Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a conferência vai reunir centenas de pessoas de todo o município e seus distritos, nos diase 4 e 5 de abril, no auditório da Sicmatur, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no âmbito municipal.

O tema principal da 8ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Os participantes serão eleitos delegados em etapa municipal para representarem Cáceres em nível estadual e federal, obedecendo uma série de regras regimentais que garantam a diversidade da população brasileira.

Além da sociedade em geral, as etapas da conferência devem contar com participação de conselheiros de saúde municipais, representantes de movimentos sociais e entidades, seja em territórios urbanos ou rurais.
 
Etapa Nacional: Diante da EC nº 95/2016, a realização da conferência se faz ainda mais necessária como uma grande ação em defesa do SUS e da democracia.

A proposta temática para o evento é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. Por isso, traz a ideia de “8ª + 8 = 16ª”, já que a 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade.

O resultado desse grande encontro da população brasileira em Brasília gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988.
 
A participação social em Cáceres é muito importante. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde.

O relatório final da 8ª Conferência Municipal de Saúde (8ª) deve gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.
 
São objetivos da Conferência:
 
Debater o tema da Conferência com enfoque na saúde como direito e na consolidação e financiamento do SUS;
 
Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990;
 
Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca da saúde como direito e em defesa do SUS; • Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8);
 
Avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual - PPA e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, no contexto dos 30 anos do SUS;
 
Aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, bem como da necessidade da democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde.
 
Durante a realização do evento os participantes vão discutir, avaliar as políticas de saúde nível local e regional, deliberar sobre as propostas apresentadas pelos delegados (as), indicar delegados para participar da Conferência Estadual e, eleger os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Cáceres.

Conforme a conselheira Verena Galetti, o evento é aberto ao público em geral e oferecerá certificado pelas horas de conferência.
 
Confira a programação a seguir:
 
PROGRAMAÇÃO:
 
LOCAL: Centro de Eventos Maria Sophia Leite (Sicmatur)  
 
DIA: 04/04/2019
 
18: 30 H - CREDENCIAMENTO
 
19: 30 H - ABERTURA
 
20: 15 H - TEMA CENTRAL
 
DEMOCRACIA E SAÚDE
 
Palestrante: Geny Catarina Francisca Rodrigues (COSEMS)
 
20:45 H – eixo temático I
 
SAÚDE MENTAL
 
Palestrante: Elizeth Lúcia de Araújo
 
21: 15 H – DEBATE
 
21: 45 H - COOFF BREAK
 
22:00H – ENCERRAMENTO
 
 
 
DIA:05/04/2019
 
MATUTINO                                                                                                                      
 
08:00 H – COORDENAÇÃO: METODOLOGIA E REGIMENTO DA CONFERÊNCIA
 
08:30 H -  Eixo temático II e III
 
SAÚDE COMO DIREITO
 
CONSOLIDAÇÃO DO SUS
 
Palestrante: Antônia Maria Rosa
 
09:20 H – Eixo Temático IV
 
FINANCIAMENTO DO SUS
 
Palestrante: Maxsuel Monaski
 
09: 50 INTERVALO
 
10: 00 H DEBATE
 
10: 45 TRABALHO EM GRUPOS
 
11: 30 ENCERRAMENTO
 
VESPERTINO
 
13:30 H – Início das atividades;
 
14:45 H -  Apresentação e votação das propostas e, demais deliberações da Conferência;
 
15: 00 H – Intervalo;
 
15:30 H -  Eleição de delegados (as) para etapa estadual;
 
16: 00 H - Eleição de Delegados (as) para recomposição do Conselho Municipal de Saúde
 
17: 00 H encerramento
Imprimir