Imprimir

Imprimir Artigo

25/03/2019 - 13:25

Paixão em administrar

Há dias tenho conversado com políticos e empresários de Cáceres, e a maioria tem demonstrado preocupação com os impactos da saída da cidade do Consórcio de Saúde que ajudava muito no atendimento da população, especialmente com médicos especialistas. Por birra da administração Francis Maris (PSDB) e Eliene Liberado Dias (PSDB), os efeitos da saída do Consórcio já começaram. Os cacerenses que trabalham na regulação e gestão do Consórcio dentro Hospital Regional, há mais de dez anos, estão sendo demitidos por conta da mudança da sede para Mirassol D’Oeste. O comércio da cidade já sente os reflexos porque pacientes da região que vinham diariamente para se tratar em Cáceres, estão deixando de vir. Com isso, restaurantes, lanchonetes e ambulantes já reclamam da queda do movimento. De forma criminosa, a atual gestão de Cáceres está jogando no lixo os esforços de anos da Fapan, Unemat, hospitais e da iniciativa privada para consolidar a cidade como Polo de Saúde. Francis achou que com a saída de Cáceres, o Consórcio ia quebrar. Pelo contrário, os deputados Dr Gimenez (PV), Valmir Moreto (PRB) e doutor Leonardo (SD), fizeram um pacto para repassar emendas para entidade. Ou seja, ficará mais forte. Só para lembrar, Francis queria presidir o Consócio, mas os prefeitos, sabendo da fama de mau gestor, não deixaram. Ai ele ficou bravinho saiu e o povo foi quem se ferrou.  A má gestão é evidente e a prova é que os médicos do Pronto Socorro falam em demissão em massa por causa da ameaça de redução de salário. Outro exemplo de má gestão, é que há dois anos, o município paga os agentes de saúde e de endemias com recurso próprio porque não consegue alimentar o sistema do Ministério da Saúde. Já se perderam quase R$ 600 mil.
 
Difícil
 
No sábado estive com amigos cacerenses e o assunto foi a baixa estima da população. Fui cobrado para ajudar a melhorar a situação, mas não será tarefa fácil. Hoje ouvi de uma fonte, que cacerenses que residem fora, especialmente em Cuiabá, e vem a cidade para passar o final de semana, voltam tristes com estado de abandono da cidade.
 
Caloteiros
 
Pessoal da Assembleia Legislativa voltaram a nos ‘arrodear’ para publicar matérias. A piada é que nós do interior publicamos, mas a grana da mídia só é gasta em Cuiabá. Com a gente, quando gastam não pagam. Desde que começou as eras Maluf e Botelho é só calote. Colegas de Cáceres e da região estão revoltados.
 
Judicialização
 
Após a judicialização que suspendeu a eleição que deveria ser realizada no último dia 15, seguindo orientação da Justiça, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cáceres (SSPM) marcou nova data para realização do pleito. Será no próximo dia 25 de maio. Fábio Lourenço, Eliel da Rocha e Nilson Magalhães devem se inscrever novamente. Nilson tenta na Justiça a manutenção do edital anterior e pede que ele seja o único candidato.
 
Túlio
 
O ex-prefeito de Cáceres, Tulio Fontes (PV), disse que irá mudar o seu estilo de fazer política, especialmente com adversários e críticos. Ele disse que agora se baterem nele vão apanhar também. Durante os mandatos de Francis, ele vem apanhando calado de quem ajudou a eleger.
 
BO
 
Se eu fosse o vereador de Cáceres, Dênis Maciel (Avante), renunciava urgentemente. Tenho informações que a CPI instalada para analisar a quebra de decoro vai à Tubarão, Santa Catarina, levantar uma bronca que se vir a público, liquida a sua imagem e de seus familiares.
Imprimir