Imprimir

Imprimir Artigo

22/03/2019 - 01:16

Etapa Regional dos Jogos Escolares da Juventude acontece em junho em Cáceres

Em maio começa a edição 2019 dos Jogos Escolares da Juventude, a maior competição estudantil de Mato Grosso. Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o evento está com calendário e municípios-sedes definidos.

Com participação de instituições de ensino públicas e particulares, a realização dos Jogos busca fomentar a prática de atividades esportivas educacionais e desenvolver habilidades esportivas em jovens na fase escolar. A previsão é que cerca de 12 mil estudantes participem como competidores nos Jogos Escolares mato-grossenses.

Para o secretário da Secel, Allan Kadec, os Jogos Escolares da Juventude trazem inúmeros benefícios por isso é uma das prioridades da pasta. “O evento movimenta os municípios, mobiliza a comunidade escolar, favorece o intercâmbio e ajuda a revelar novos talentos. Sem contar que fortalece o esporte educacional, um meio para a formação integral da cidadania”, evidencia Allan.

Neste ano, a programação envolve as duas etapas - estadual e regional – e antecede as fases nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).  A etapa regional – que abrange todos os municípios das 10 regiões esportivas do Estado – começa em maio e vai até o final de junho, contemplando as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Nas duas etapas participarão estudantes com idades entre 12 e 17 anos, que são divididos em duas categorias. Adolescentes de 12 a 14 anos fazem parte das equipes da Categoria B. Já categoria A agrupa os jovens com idade entre 15 e 17 anos.

No dia 03 de maio, os municípios das regiões sul e sudeste abrem a competição em Alto Garças, sede regional para as competições dos estudantes da categoria B. Já os jovens dessas duas regiões que fazem parte da categoria A farão as disputas no município de Poxoréu, de 31 de maio a 05 de junho.

O restante da programação da fase regional reúne estudantes das duas categorias de faixa etária, divididos apenas por região esportiva. Confira no final o calendário completo.

As escolas campeãs em suas respectivas regiões avançam para a etapa estadual, que acontecerá de julho a setembro.  Nessa nova etapa, além das modalidades coletivas, os esportes individuais também passam a fazer parte das competições.  A modalidade individual poderá contar com representantes de xadrez, tênis de mesa, badminton, luta olímpica, vôlei de praia, ginástica rítmica, natação, judô e atletismo.

A realização dos Jogos Escolares da Juventude conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e dos municípios-sede do evento.

Etapa Regional - inscrições

Para participar da etapa regional, cada município mato-grossense precisa realizar a fase municipal da competição para definir a(s) escola(s) que o representará nos Jogos Escolares. 

A inscrição do município será feita por envio de e-mail à Secretaria adjunta de Esporte e Lazer, relacionando as escolas, no mínimo duas modalidades, gênero e categorias de participação. Também será necessário o envio de um mapa com resumo quantitativo das delegações.

Todos os formulários já estão disponíveis no site www.esportes.mt.gov.br. A adesão dos municípios pode ser feita a partir do dia 29 de março e vai até 10 dias antes do início da competição em suas respectivas regiões.

De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, as informações vindas dos municípios serão fundamentais para a organização do evento. “Nossa equipe está se preparando para receber as inscrições. Vamos tomar as medidas necessárias para que o mais importante calendário esportivo estudantil do Estado seja cumprido com sucesso”. 

Calendário dos Jogos Escolares da Juventude 2019
Etapa Regional
Data Região esportiva Município-sede
03 a 08 de maio Sul/sudeste Alto Garças
17 a 22 de maio Centro Norte Nova Mutum
24 a 29 de maio Médio Norte Nobres
31 de maio a 05 de junho Sul/sudeste Poxoréu
07 a 12 de junho Oeste Cáceres
14 a 19 de junho Norte Colíder
20 a 25 de junho Leste Querência
21 a 26 de junho Noroeste Juína
28 de junho a 03 de julho Sudoeste Pontes e Lacerda
05 a 10 de julho Nordeste Porto Alegre do Norte
 
Etapa Estadual
Data Modalidade/Categoria Município-sede
16 a 22 de julho Modalidades coletivas - categoria B Sorriso
28 de julho a 03 de agosto Modalidades coletivas - categoria A Água Boa
19 a 24 de setembro Modalidades individuais - categorias A e B Várzea Grande
 
Imprimir