Imprimir

Imprimir Artigo

22/03/2019 - 01:08

Lúdio cobra providências sobre mortandade de peixes no Rio Paraguai

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) requereu ao governo de Mato Grosso explicações sobre a mortandade de peixes no Rio Paraguai, denunciada nas redes sociais pela população da região da nascente do rio. Há suspeita de que a contaminação por agrotóxicos possa ter causado as mortes dos peixes. 

O requerimento foi apresentado por Lúdio na noite de terça-feira (19) e aprovado pela Assembleia Legislativa na manhã de quarta-feira (20). O deputado pediu ao governador Mauro Mendes (DEM) e à secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, relatórios e laudos esclarecendo os motivos que levaram à mortandade dos peixes e as providências tomadas pela Sema para evitar que o problema se repita.  

Lúdio requereu também um relatório detalhando se existem autos de infração por crime ambiental relacionados à mortandade dos peixes e quais foram as empresas autuadas.

Na justificativa do requerimento, o deputado destacou que é preciso apurar a ocorrência de crime ambiental, e citou o fato de o Rio Paraguai fazer parte da bacia do Pantanal, que passa por diversos municípios de Mato Grosso, além de outros estados e países. 

Diante da situação, o Ministério Público Estadual (MPE) informou que está monitorando a coleta e análise de amostras do Rio Paraguai para verificar a causa da mortandade. Um laudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) mostrou que, em 2017, foram detectados princípios ativos de agrotóxicos para os quais não há limites de segurança previstos no Brasil, como o Clomazone, Imidacloprido, Propoxur e Tiametoxam.
Imprimir