Imprimir

Imprimir Artigo

13/03/2019 - 07:40

Casos de infestação do mosquito Aedes Aegypti aumentam em Cáceres

O último levantamento rápido de índices para Aedes Aegypti (Lira) de Cáceres revelou números alarmantes. De acordo com a coordenação da Vigilância em Saúde da cidade o Índice de Infestação Predial apontado para fevereiro é de 4,8% e o Índice Vetor 5%, enquanto o estabelecido como aceitável pelo Ministério da Saúde para ambos é de 1%. O Lira tem data de publicação da última sexta-feira (08), mas só foi anunciado à imprensa nesta semana.

O local apontado pelo levantamento como mais crítico na cidade é o Setor 4, que é composto pelos bairros Jardim Paraíso, Jardim Imperial e Área Militar. Desde segunda-feira (11) equipes da vigilância visitam o setor em um mutirão para orientar os moradores e fazer a inspeção de casas, terrenos e demais estabelecimentos.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Cáceres, Benice de Oliveira, é preciso um maior comprometimento da população para o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

“Infelizmente o lixo doméstico ainda é o que mais eleva o índice de infestação do mosquito aqui na cidade. Todo mundo já sabe que tem que ter os cuidados com os criadouros do Aedes Aegypt, mas o problema continua, por isso vamos notificar as residências reincidentes e os moradores podem até ser multados”, afirma Benice.

No último mês de fevereiro o Ministério da Saúde orientou aos municípios que intensificassem o combate ao Aedes Aegypti. O número de casos prováveis de dengue no país mais que dobrou em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período de 2018. Até o dia 02 de fevereiro, o aumento era de 149%, passando de 21.992 para 54.777 casos prováveis da doença.
Imprimir