Imprimir

Imprimir Artigo

03/03/2019 - 10:50 | Atualizado em 03/03/2019 - 10:55

Faltam soros para tratamento de envenenamentos e vacinas para hepatite e meningite em Cáceres

Soros antibotrópicos e antibotrópicos e Crotálico, indicados para o tratamento de envenenamentos causados animais peçonhentos, principalmente, serpentes e escorpiões -, assim como antitetânicos e antirrábico humano, utilizados para tratamento de tétano e ferimentos provocados por mordidas de cães ou gatos infectados pela doença da raiva, estão em falta nas unidades de saúde, em Cáceres. A situação é preocupante

Neste período do ano, quando aumenta as incidências de chuva na região, é o que mais acontece os acidentes com esse tipo de animais. Um levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica, encomendado pelo Jornal Expressão revela que centenas de atendimentos em pacientes picados por cobras ou ferrados por escorpiões e ou mordidos por cães e gatos doentes foram registrados, nos dois últimos anos no município.

Em 2017 conforme o levantamento foram realizados, nas unidades de saúde, 88 atendimentos de vítimas de cobras, escorpiões, aranhas e abelhas. No ano de 2018, a situação foi semelhante: 86 atendimentos. A Vigilância Epidemiológica registrou também, de acordo com o levantamento, em 2017, 344 atendimentos antirrábicos (pessoas mordidas por cães os gatos infectados pela doença da raiva) e em 2018, 265 atendimentos.

Em Nota Técnica do Ministério da Saúde, distribuída na semana passada, pela Secretaria Municipal de Saúde, diz que “a pendência” da distribuição dos imunobiológicos, ocorrida no mês de fevereiro, teria sido em razão de adequações necessárias à mudança da Central Nacional de Armazenagem e distribuição dos insumos do Rio de Janeiro para São Paulo.

E, que o atraso é verificado em todo país. Contudo, as informações são de que, antes esses medicamentos já estavam pendentes. O secretário de Saúde, Tonny Mendes, assinala que a responsabilidade pela falta dos insumos é de responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde. Diz que, o município realizou todas as gestões para viabilizar tanto os soros quanto as vacinas.
 
Além dos soros indicados para tratamento de envenenamentos causados por animais peçonhentos, a Nota assinala ainda a pendência parcial de vacinas para prevenção de doenças como hepatite e meningite. Assim como o desabastecimento de vacina – DPT para difteria, tétano e pertussis, não distribuída no mês de fevereiro por estar aguardando liberação de Baixa de termo de Guarda a ser concedida pela ANVISA.

Nota Técnica do Ministério da Saúde

Dos imunobiológicos com envio pendente ou parcial na rotina

A Prefeitura de Cáceres através da Secretaria Municipal de Saúde juntamente Coordenadoria de Vigilância em Saúde, vem a público informar acerca da situação da distribuição de imunobiológicos na rotina do mês de fevereiro/2019, conforme Nota Informativa nº 20/2019-CGPNI/DEVIT/SVS/MS do Ministério da Saúde.
 
Dos imunobiológicos com envio pendente ou parcial na rotina, devido adequações necessárias a mudança da Central Nacional de Armazenagem e distribuição de Insumos. Rio de Janeiro para São Paulo.

PENDENTE: Os soros ANTIBOTRÓPICOS, ANTIBOTRÓPICO E CROTÁLICO, ANTITETÂNICO E ANTIRRÁBICO HUMANO, assim como as vacinas BCG, poliomielite oral (VOP) e tetra viral.
PARCIAL: Vacina hepatite a rotina pediátrica.
DAS VACINAS COM ENVIO PARCIAL – Aguardando Liberação do INCQS
PARCIAL- Vacina meningocócica conjugada grupo C e Vacina tríplice Viral
DA VACINA EM DESABASTECIMENTO:
Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (DTP) não distribuída no mês de fevereiro/2019, aguardando liberação de Baixa de Termo de Guarda a ser concedida pela ANVISA.

DOS SOROS

A situação atual do fornecimento dos Soros antivenenos, permanece delicada devido a vários fatores, dentre eles, a suspensão da produção pela FUNED, o que impacta na distribuição desses imunobiológicos às UF.

Diante do exposto, devido principalmente, aos ajustes necessários em decorrência da mudança física da CENADI (Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos), alguns imunobiológicos encontram-se com recebimento pendente ou parcial, pelos Estados e consequentemente pelos municípios.
Para maiores informações: Fones; 3223-0007; 3223-3981 ou 3223-1500 Ramal 1545.
Imprimir