Imprimir

Imprimir Artigo

25/02/2019 - 09:40

Em Cáceres: Francis e Leonardo podem estar em palanques opostos em 2020

Principais lideranças políticas da região, o deputado federal doutor Leonardo (SD) e o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz (PSDB) podem estar em palanques opostos nas eleições municipais em 2020. O desenho das articulações política, aponta que o deputado apoiará a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB) e o prefeito, o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Júnior Trindade (PR). Leonardo nega, porém, o prefeito admite que relacionamento entre ele e o deputado já não é mais o mesmo.

Francis afirma que o grupo dispõe de três nomes que poderão ser lançados para a sua sucessão: o da vice-prefeita Eliene Liberato, do secretário Júnior Trindade e do empresário e ex-secretário de Obras, Valdeci Rodrigues. E, que, dessa lista sairá um único nome para disputa que deverá ser conhecido através de uma pesquisa de opinião pública. “Antes da campanha eleitoral, vamos encomendar uma pesquisa de opinião pública, com um instituto sério e de credibilidade, que irá indicar qual o nome preferido da população”.

O prefeito confirmou, pela primeira vez, que o secretário Júnior Trindade seria o seu favorito para a disputa. “A vice-prefeita Eliene, assim como o ex-secretário Valdeci, são pessoas capacitadas e de muitas qualidades, porém, no momento, o secretário Junior Trindade, tem o melhor perfil para dar continuidade a nossa administração” confessou lembrando que “mas quem irá decidir não será eu e sim a pesquisa. Quem a população indicar terá o meu apoio incondicional, assim como de todo grupo” garantiu.

Francis também admite que o relacionamento político com o deputado federal doutor Leonardo mudou nos últimos tempos. “Depois das eleições conversamos muito pouco. Ele tem mantido mais contato com a vice-prefeita” afirmou assinalando que faz sentido os comentários de bastidores de que estaria sendo costurada o lançamento de uma candidatura entre a vice-prefeita Eliene Liberato e o ex-secretário de Estado de Agricultura, Corgésio Albuquerque, irmão do deputado doutor Leonardo.

De minha parte está tudo tranquilo, diz Leonardo

O deputado doutor Leonardo diz que, na verdade, estão querendo antecipar as eleições de 2020.  “De minha parte está tudo tranquilo. Não é hora de dividir, temos que unir pelo bem de Cáceres. Estão muito ansiosos, estão antecipando 2020” disse rechaçando as informações de que o relacionamento entre ele e o prefeito esteja estremecido.

“Não existe nada disso. Eu ainda não o visitei porque estou me adaptando em Brasília. Mas, neste final de semana, estarei na região e o primeiro prefeito a quem conversarei será com ele (Francis). Pelo menos, de minha parte, não existe nada de diferente”.

Em relação à possível costura de candidatura entre Corgésio e Eliene, ele não confirmou, mas também não descartou. “Agradeço por terem lembrado do nome do meu irmão, mas ele precisa querer antes de qualquer coisa”. Disse assegurando que diante de sua liderança política, terá participação nas eleições em Cáceres. Contudo, segundo ele, “agora é hora de trabalhar juntos por Cáceres e deixar 2020 para depois”.

DEM irá construir projeto de governo, afirma Adriano

Assim como os demais partidos, o governista Democrata (DEM) do suplente de deputado federal Adriano Silva também estará concorrendo à sucessão municipal. “Estamos reconstruindo o diretório municipal e vamos incentivar os debates para construção de um projeto de governo a ser apresentado para a sociedade cacerense, também buscando novos companheiros para a disputa da eleição majoritária e proporcional” garantiu.

Adriano afirmou que “defendo que o DEM junto com outras agremiações partidárias construa uma proposta de governo, com eixo na eficiência administrativa (construindo uma nova matriz econômica) gerando emprego e renda, mas com sensibilidade social (educação/saúde), ou seja, o rendimento da administração deve ser o bem estar social (do povo)”.

Grupo do ex-prefeito Tulio também deverá construir candidatura

O grupo do ex-prefeito Tulio Fontes (PV) também estará participando do processo eleitoral em 2020, possivelmente, com o lançamento de pré-candidatura a prefeito e vereadores. Atualmente sem partido, o professor universitário e ex-vereador Celso Fanaia é o nome cogitado. Ele não confirma, mas também não desmente: “Fico lisonjeado por ser lembrando. Até mesmo em um grupo que existem vários bons nomes. Mas isso vai depender de discussão e avaliação entre os partidos aliados”.

A exemplo do grupo da administração, Celso diz que não fugirá a um compromisso dessa importância, desde que tenha aval da população. “A pessoa a ser escolhida para governar a cidade precisa ter o apoio do povo. A população tem que querer. Não adianta dizer que quer ser candidato. Será que é isso que o povo deseja? Como diz meu amigo Túlio Fontes tem que combinar com o povo. Caso contrário acontece como na eleição de deputado, onde poderíamos ter elegido dois deputados Túlio e Valdeníria e não elegemos ninguém”.
Imprimir