Imprimir

Imprimir Artigo

21/02/2019 - 09:59 | Atualizado em 21/02/2019 - 10:01

Audiência do Uber discute sobre a regularização do aplicativo na cidade

Sob forte presença de taxistas, mototaxistas, representante do POP69, da UNEMAT, da Prefeitura e população, aconteceu ontem(20) na Câmara Municipal a Audiência Pública que debateu sobre o uso de aplicativos do tipo Uber na cidade de Cáceres.

Conforme legislação federal, cada município deve ter a sua própria regulamentação para o uso dos aplicativos.
A discussão foi convocada pelo vereador do Partido da Solidariedade, Cézare Pastorello que em fala explica da necessidade da discussão.

“O objetivo da audiência pública que nós convocamos visou à discussão da regulamentação do transporte de passageiros particulares por aplicativo em nosso município. É um tema que está em discussão por todo Brasil, precisamos discutir isso porque é um caminho sem volta os aplicativos de transporte e, com a regulamentação, cabe ao município fiscalizar e regulamentar esse serviço”, pondera Pastorello.

Para o representante dos taxistas e mototaxistas, a categoria não é contra nenhum aplicativos, mas são contra a forma que o aplicativo se instalou na cidade.
 
“Eles chegaram como aqui fosse a casa da mãe Joana, não procuram a prefeitura e nem a Câmara de Vereadores em busca de legalização, nós que estamos aqui trabalhando pagamos impostos e somos legalizados. Dessa forma em que chegaram sem pagar em impostos e praticando uma concorrência injusta”, afirma Anderson.

Marcos Oliveira, representante do aplicativo defendeu que estão amparados pela Legislação Federal e que esta viabiliza a prestação de serviço na cidade.

“Não viemos a Cáceres com a intenção de tirar os serviços de ninguém, somos uma empresa que busca seu espaço, não somos forasteiros, aqui contratamos parceiros de Cáceres para a prestação desses serviços e buscaremos a legalização”, afirmou o representante do Pop69.

Diante o debate, os mototaxistas e taxistas disseram que a categoria está em busca de instalar um aplicativo voltado para a prestação de serviços de transporte aos cidadãos.

Em entrevista pro Jornal Oeste, Zé Eduardo Torres disse que é a favor da população, da inovação e da categorias dos taxistas e mototaxistas.

“Sou a favor do comércio local, nós precisamos fortalecer e buscar inovação para que isso venha ser revertido em benefício à população. Estamos incluídos entre as cidades mais pobres do país, então nós temos que defender o que já temos aqui, mas ao mesmo tempo precisamos buscar a inovação. Sou a favor dos mototaxistas e taxistas e estamos trabalhando pra isso, inovando junto com eles, para que essa inovação fique dentro do município, que seja circulado e consumido dentro do município”, pontua Torres.

Já Cláudio Henrique defendeu a regularização do aplicativo.

“Como Cáceres e uma cidade universitária, sem transporte coletivo e uma população Com mais de 6.000 beneficiários do Programa Bolsa família, e preciso ofertar oportunidades de locação a este público principalmente que não tem condições de adquirir um veículo próprio ou até utilizar de outros tipos de transporte, já existente em Cáceres. 
Por isso vejo q a regulamentação do Aplicativo estará trazendo benefícios, a população Cacerense", finaliza o parlamentar.
 
Participaram da audiência os vereadores Valdeníria Dutra, Elias Pereira, Rosinei Neves, Valter Zacarkim, Creude Castrillon, José Eduardo Torres, Domingos Oliveira.
Imprimir