Imprimir

Imprimir Artigo

08/02/2019 - 19:35

Em Cáceres: Advogado é acusado de atentado

O advogado José Valeriano da Silva Neto, 65 anos, está preso preventivamente há uma semana na Cadeia Pública de Cáceres, acusado de atentado contra a vida do servidor público Vinicius Silveira, 29 anos. O fato ocorreu na madrugada do último sábado (02), no bairro Jardim do Trevo.

De acordo com Boletim de Ocorrência registrado pela Policia Militar, Valeriano Maia teria invadido a residência de Vinicius durante a noite, transportando uma caixa de bebidas com garrafas de vidros, cheias de gasolina e ataduras de panos untadas em combustíveis. Além disso, também outros galões azuis. Uma espécie conhecida como coquetéis molotov, empregado em guerrilhas/atentados com alto poder de destruição.

Conforme relatos prestados à delegada Judá Maalli Marcondes, Venicius e a outra vítima Ueslen Bonfim, 23 anos, locador do imóvel invadido, foram despertados quando perceberam Valeriano Maia com o artefato aceso nas mãos, e que Venicius foi brutalmente agredido. Derrubado, o acusado passou a cortá-lo com o gargalo de uma das garrafas, enquanto isso, Ueslem tentou debelar o fogo para evitar a explosão.

Uma moto ficou parcialmente queimada e os dois rapazes com ferimentos e queimaduras no corpo, sendo que Venicius teve um corte profundo no lado esquerdo da barriga, na orelha e nos pés. Preso em flagrante pela Policia Militar, Maia teve a prisão preventiva decretada. Até o fechamento desta edição não havia ocorrido a audiência de custódia.

O motivo da agressão teria sido a disputa do imóvel entre Valeriano e Venicius, sendo que em acordo na Justiça Venicius ganhou a disputa, porém, Valeriano que era apenas depositário não aceitou a decisão e teria tentado implodir a casa residencial com os dois rapazes dentro no caso o proprietário e o inquilino.

A reportagem tentou um contato coma família do acusado Valeriano Maia, para que este desse a versão dos fatos, mas não obteve êxito. Mensagens via WhatsApp foram remetidas e recebidas pelo filho de Maia, mas igualmente sem qualquer resposta.

Vizinhos ao imóvel entraram em contato com a redação cobrando providências severas das autoridades locais, visto que após o alarido da madrugada do último sábado, foi que tomaram conhecimento da quantidade dos coquetéis molotov e, que poderia afetar as residências da vizinhança.

Valeriano Maia é advogado formado pela Unemat, atua em diversas ações fundiárias, desde a área da fronteira até as fraldas das serras da morraria. Ele tem atuado tanto como parte nas transações com terras quanto como eventual advogado. Na sua categoria é tido como “PHD” em rumorosos assuntos de litígios agrários.
A notícia chocou a cidade pela crueldade e, principalmente, pela apreensão do material altamente explosivo.  Maia, foi um dos fundadores do CTG de Cáceres e tomou parte de diversas entidades sociais no município.
Imprimir