Imprimir

Imprimir Artigo

14/01/2019 - 09:48

Glória D'Oeste apresenta resultados positivos em gestão, segundo pesquisa

Uma pesquisa feita pelo Instituto Tecnológico da Informação – ITEC mostra que a gestão de Glória d'Oeste (MT) está se destacando em diversos quesitos, como, por exemplo, na limpeza pública e na atenção ao idoso. De acordo com o levantamento, a administração do prefeito Paulo Remédio é avaliada como “ótima” ou “boa” por 76% dos entrevistados.

O desempenho na limpeza pública é um dos itens que mais se destacam. Para 68% da população, a coleta de lixo é boa, enquanto aproximadamente 17% consideram ótima – ou seja, 85% estão satisfeitos com o serviço oferecido. Já em relação ao abastecimento de água, o número também é positivo. Somados os resultados, quase 69% sustentam que o sistema atende às necessidades de Glória d'Oeste.

Ainda segundo a pesquisa, chama atenção o resultado alcançado pela política de assistência ao idoso. Dentre os entrevistados, quase 85% avaliam a política como boa ou ótima, sendo 51% para boa e 34% para ótima. Apenas 3% reprovam e 12% não sabem ou não responderam. Os moradores contam que o município tem um olhar especial para os idosos, realizando bailes, encontros e passeios para outros lugares, além de oferecer fisioterapia.

No que se refere à saúde, 55% acreditam que o serviço das unidades básicas é bom; quase 28% sustentam que o serviço é regular; e 9 % avaliaram as unidades básicas como ruins ou péssimas. Apesar de pouco xpressivos, os números são melhores que a média brasileira. No cenário nacional, um estudo recente revelou que 87% dos usuários do SUS estão insatisfeitos com os serviços oferecidos.

Os resultados da pesquisa de gestão vem ao encontro de uma conquista importante do município. Em 2017, Glória d'Oeste alcançou o 14º lugar no ranking de qualidade de gestão fiscal do TCE/MT, recebendo o conceito B (boa gestão). Foi a melhor posição alcançada até hoje por Glória d'Oeste, que, em 2016, ocupou o 38º lugar de um total de 141 municípios.

A pesquisa de avaliação de gestão foi feita com base em um questionário estruturado, aplicado em diversos bairros do município. Responderam às perguntas usuários dos serviços públicos com idade igual ou superior a 16 anos. O Instituto ITEC, responsável pelo estudo, atua no ramo de levantamento de dados há 17 anos e tem experiência em pesquisas eleitorais, de avaliação de gestão e de opinião.
 
Através da avaliação de gestão, busca-se construir espaços de diálogo, identificar as demandas da sociedade e dos diversos setores que a compõe, além de incentivar uma maior participação social. Dessa forma, busca-se, também, respeitar os princípios da publicidade e da transparência.

Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.
Imprimir