Imprimir

Imprimir Artigo

27/12/2018 - 08:59

Francis diz que vai fazer pesquisa para escolher o seu sucessor

Uma das metas da administração Francis, em 2019, será ampliar as vias com pavimentação asfáltica através do Programa Asfalto Participativo. Diz que, embora a maioria das cidades brasileiras não dispõe de recursos para pagamento do salário e 13º salário, em Cáceres “a duras penas estamos conseguindo”. Afirmou que o governador eleito Mauro Mendes, sinalizou com apoio ao município em viabilizar recursos para a construção da Orla do Rio Paraguai. E, que está muito cedo para falar em sucessão municipal.

J-E. O senhor está completando a metade do seu segundo mandato. Foram muitas as promessas junto ao eleitor. Elas estão sendo cumpridas?

Francis – Não fizemos promessas. O que fizemos foi organizar a prefeitura, conhecer o funcionamento de cada setor e obter informações e “controle total” da Administração e a partir daí, começamos a fazer gestão. O resultado dessa nova forma de administrar, o povo reconheceu nos reelegendo em 2016 com expressiva votação. Adquirimos centenas de veículos, ônibus e maquinários; inauguramos novas obras e concluímos as inacabadas. Valorizamos o dinheiro público. Isso é o mínimo, para retribuir o imposto que cada cidadão paga. Mas o avanço continua ainda, muita coisa está por vir.

J-E. Grande parte das cidades brasileiras está sem caixa para pagar salários e 13º salários no final do ano. Temos esse problema em Cáceres?

Francis – Também estamos enfrentando dificuldades nesse final de Exercício. Temos um percentual pequeno de Receitas Próprias e ainda, neste segundo semestre, houve queda nas receitas dos municípios brasileiros, é reflexo daquela paralisação dos caminhoneiros. Isso impactou negativamente, descontrolando todo nosso planejamento. Mas, dentro do possível, estamos retomando as ações para, pelo menos, pagar em dia os servidores e fornecedores. Às duras penas, estamos conseguindo.

J-E. O senhor acredita que o governador eleito Mauro Mendes, dará a mesma atenção a sua administração como o governador Pedro Taques?

Francis – Não vamos aqui fazer comparações. A expectativa sempre é positiva de cada governo que inicia. Eu conheço o Mauro desde a época  que ele foi presidente da FIEMT. Agora, como governador eleito, ele me recebeu na semana passada, a quem fiz a entrega de uma série de reivindicações e ele prometeu dar atenção a Cáceres com os recursos para fazermos a Orla. Ele sabe que Cáceres é a maior cidade desta região e tem sua importância no desenvolvimento e contribuição para o Estado. A partir de janeiro, ele será o governador de todos os municípios. É um grande empresário e homem capaz, inteligente e que sabe diferenciar política partidária e de compromissos, com o dever de governar para todos. Isso é o mais importante.

J-E. Quais as principais metas de sua administração para 2019?

Francis – Cáceres está no rumo certo, nossa gestão está proporcionando isso. Temos muitas obras para inaugurar na Saúde e na Educação, tanto em reformas como em obras novas. Em 2019 queremos ampliar as vias com pavimentação asfáltico através do Programa Asfalto Participativo. Nas estradas vicinais, a parceria com o produtor vai continuar. Cáceres tem mais de 6 mil km de estradas e temos que buscar a parceria sim. Temos grandes programas para o homem do campo, com foco na agricultura familiar para agregar valores com a melhoria na produção de leite e criação de peixes. Vamos ser referência em venda de pescado e produtos derivados de leite. A expectativa é de que teremos um ano novo ainda melhor.

J-E. Saímos a poucos meses de uma eleição e já começam as articulações para outra. O seu grupo político já tem pré-candidatos à sucessão municipal?

Francis – As conversas de bastidores existem e é uma coisa muito normal. Mas falar oficialmente de sucessão agora é um tanto prematuro. É importante pensar no futuro, mas quando ele não está muito perto, é mais importante pensar no agora, pois há muito por fazer. Quem quer ser candidato tem que mostrar serviço, não adianta ficar só conversando antes da hora. No momento oportuno, faremos pesquisa para escolher o melhor nome. Não adianta querer sem combinar com o eleitor.

J-E. O vereador Rubens Macedo foi eleito presidente da Câmara Municipal. A oposição afirma que, por ele ser seu aliado, a Câmara se tornará um “puxadinho” da prefeitura. Como o senhor avalia esses comentários?

Francis – O vereador Rubens Macedo é o mais antigo vereador na ativa. Tem vasta experiência parlamentar e vai agir com a maior imparcialidade possível e seu histórico político sempre foi pautado para o que for melhor para Cáceres. Essas conversas, de “puxadinho”, sempre existiram em todos os mandatos, para todos os prefeitos, em qualquer cidade. É uma forma da oposição se manifestar por falta de coisa melhor para dizer e eu respeito, porque a Democracia é o que nos torna livre para pensar e agir. O mais importante é que o trabalho entre Câmara e Prefeitura seja feito em sintonia com a população, que é quem julga e para quem trabalhamos.

J-E. Em 2019, depois de 12 anos de governo petista, começa uma nova era no governo federal, com o presidente eleito Jair Bolsonaro. Na sua avaliação o que podemos esperar do novo governo?

Francis – Sempre deixei minha posição favorável à candidatura do novo presidente. Depois que o PT formou uma rede de corrupção em diversas esferas de Governo, afundou o país e gerou um número assustador de desempregados, em torno de 15 milhões e a maior crise financeira que acertou em cheio todos os municípios. O sentimento era de mudanças e o nome de Bolsonaro significa novos tempos, de mais respeito com a coisa pública, principalmente. Ele chega com o compromisso de que a corrupção vai deixar de assolar neste Brasil afora. Isso vai fazer com que sobre dinheiro para aplicar na reconstrução desse País.

J-E. Suas considerações finais e que qual sua mensagem ao povo cacerense

Francis – Digo ao povo de Cáceres que, estamos avançando para uma Cáceres melhor. Isso é notório. Como ninguém faz nada sozinho, temos que agradecer a todos os integrantes do meu governo, desde o secretariado até o servidor desta prefeitura, independente de cargo que ocupam. Obrigado aos vereadores que nos ajudaram a construir mais e melhor na aprovação dos projetos do Executivo. Agradeço aos parceiros e à população cacerense que reconhece a nossa luta e o respeito que temos a todos vocês, que sabem que estamos investindo para manter Cáceres em pé, com honra e dignidade. Que a luz de Deus neste Natal ilumine a todos para que tenhamos um Ano Novo cheio de realizações em favor da coletividade.
Imprimir