Imprimir

Imprimir Artigo

20/12/2018 - 09:34

​Trabalho de estudantes do IFMT Cáceres é finalista em feira nacional promovida pela USP

Equipe do IFMT Campus Cáceres tem trabalho aprovado como finalista da 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontecerá entre os dias 18 a 22 de março de 2019, na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

A FEBRACE é uma grande mostra de projetos realizada anualmente pela Universidade de São Paulo, com a finalidade de incentivar jovens estudantes de todo o país. A Feira é muito disputada e recebe trabalhos de todas as regiões do Brasil.

O projeto “Aplicativo móvel para cálculo de produção de hortaliças”, desenvolvido por um grupo de estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFMT Campus Cáceres, sob a orientação do professor Eliel Regis de Lima, integra várias áreas de conhecimento e tem como objetivo contribuir com pequenos produtores de hortaliças no planejamento e cálculo dos custos de produção.

O trabalho foi apresentado na VII Mostra de Iniciação Científica no Pantanal – edição 2018, pelos estudantes do segundo ano do Ensino Médio, Beatriz de Oliveira, Guilherme Ladeia, João Brasílio de Carvalho e Vitória Eduarda Silva, sob a orientação do professor Eliel, e foi premiado como vencedor na categoria Desenvolvimento Tecnológico.

O aplicativo resultante desse trabalho de pesquisa e desenvolvimento pode ser instalado em aparelho de Smartfone, não necessita de acesso à Internet e é de fácil utilização. Permite ao produtor cadastrar insumos e mão de obra de cada canteiro produzido, disponibilizando no momento da colheira o custo de produção por canteiro. É uma ferramenta de suporte administrativo que permite ao produtor ter conhecimento sobre os valores gastos para produzir e, consequentemente, facilita na hora de calcular o preço final de cada produto.

O professor Eliel, que também é coordenador do curso Técnico em Informática, ressalta que “todo ano os estudantes do IFMT Campus Cáceres produzem excelentes trabalhos de iniciação científica, apresentados na Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, na Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT (JENPEX) e em outros eventos, como é o caso do projeto em questão. É o resultado do trabalho de formação integral desenvolvido no Campus, despertando a curiosidade e capacitando estudantes para o desenvolvimento de novas tecnologias.”.

Os estudantes continuam trabalhando no projeto. O aplicativo deve passar por novos testes e implementações. Posteriormente será disponibilizado para livre utilização. Estão de parabéns os estudantes e toda equipe de docentes e técnicos do IFMT Campus Cáceres pelo excelente resultado alcançado, formando cidadãos conscientes e capazes de interferir na realidade social do país.
Imprimir