Imprimir

Imprimir Artigo

04/12/2018 - 07:45

Hospital O Bom Samaritano agora é da prefeitura de Cáceres

Foi publicada ontem, 3, no Diario Oficial dos Municípios a Lei que autoriza a prefeitura de Cáceres a receber como doação as dividas e a estrutura do hospital beneficente O Bom Samaritano.

Estima-se que o instituição deve cerca de um milhão.
 
Os antigos funcionários, serão demitidos para dar lugar a novos trabalhadores que serão contratados, através de concurso público ou processo seletivo.

A expectativa agora é que a estrutura com 32 leitos possa ser transformada em um Posto de Saúde, para atender a população da grande Cavalhada que engloba o Vila Irene.


História
 
O Hospital O Bom Samaritano foi fundado em 1972 pelos Freis Holandeses, em missão religiosa em Cáceres.
 
Prestou atendimento dermatológico a pacientes carentes de várias cidades de Mato Grosso, Rondônia e até da Bolívia.
 
Até o ano de 2005 contou para sua manutenção com recursos do SUS, apoio da comunidade, mas principalmente com apoio financeiro da Fundação Memisa da Holanda.
 
Já em 2006, sem o apoio da Holanda, o hospital passou por situações de emergência e com risco de encerramento dos trabalhos por falta de recursos financeiros, fato que levou o então presidente Frei Gumaru, preocupado, frente as dívidas que se acumulavam, chamar a sociedade organizada para que juntos encontrassem um meio de mantê-lo ativo. Não conseguiu.
 
Mas recentemente, a mudança da politica nacional do tratamento de doenças tropicais, acabando com as internações, fez o hospital perde a sua finalidade. O Estado e a prefeitura deixaram de ter a obrigação de contribuir com a manutenção do hospital já que isso ficou sob competência exclusiva do SUS.

Veja abaixo a publicação da lei:
https://diariomunicipal.org/mt/amm/publicacoes/475583/

 
Imprimir