Imprimir

Imprimir Artigo

24/11/2018 - 09:34

Museu da Unemat realizará exposição fotográfica do Acervo Quilombola

O Museu de Humanidade Alaíde Montecchi (Mham) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizará exposição fotográfica do Acervo Quilombola do Museu.

A exposição terá início na segunda-feira (26) e segue até a sexta-feira (30), no Museu, localizado no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres.

O objetivo da exposição é apresentar o Acervo Fotográfico Quilombola do Mham, contribuindo para a visibilização dos quilombos contemporâneos de Mato Grosso. O acerto conta com 7 mil fotografias impressas e digitalizadas, obtidas em projetos de pesquisa e extensão realizados nas comunidades quilombolas de Mato Grosso, principalmente nos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Poconé entre os anos 2000 e 2014.

As fotografias apresentam diferentes aspectos dos quilombos mato-grossenses, tais como atividades agropecuárias, moradias, meio ambiente, festas, entre outros, evidenciando a diversidade étnica e cultural destas comunidades e as transformações ocorridas ao longo do tempo.

A exposição integra a programação da 7ª edição da Semana da Consciência Negra e da 8ª edição da Mostra de Trabalhos de Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, organizada em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos Professora Lúcia Gonçalves (CRDH-PLG) e o Grupo de Estudo para Educação sobre as Relações Étnico-Raciais (Geprer), e também conta com a participação de bolsistas do Projeto de História do Programa de Iniciação à Docência (Pibid).

A agenda de visita guiada à exposição pode ser marcada pelo telefone (65) 3224-1438.
Imprimir