Imprimir

Imprimir Artigo

20/09/2018 - 08:49

Ação faz teste de hipertensão e diabetes em servidores da prefeitura de Cáceres

Em parceria, a Prefeitura de Cáceres e UNEMAT fazem nesta quinta-feira (20) uma Blitz Educativa com o objetivo de levar aos servidores municipais, orientações sobre os fatores de risco, proteção, cuidados e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e do Diabetes Mellitus (DM). O trabalho será realizado à partir das 07h30, no Pátio da Prefeitura, em frente à Secretaria Municipal de Administração.

A iniciativa é dos acadêmicos do curso de Medicina, da Turma XI, sob supervisão das professoras Cristiane Abbade e Giane Hermidoff, da disciplina de IESC-Interação-Ensino Saúde na Comunidade II.

A proposta surgiu a partir das discussões teóricas em sala de aula, conforme sinaliza as professoras responsáveis pela ação. "A estratégia de ter como foco os servidores municipais é porque os adultos jovens, envolvidos com a busca de estabilidade profissional, tornam-se vulneráveis ao consumismo contemporâneo, aderindo à alimentação rápida e prática, ao sedentarismo e ao sobrepeso, influenciados pela evolução tecnológica que minimiza o esforço físico nas atividades cotidianas, contribuindo com a predisposição dos indivíduos a estas patologias", avisam os responsáveis pela Blitz.

O Ministério da Saúde adverte que a HAS e a DM configuram como dois graves problemas de Saúde Pública no Brasil e está associada à morbimortalidade e, com o aumento nos eventos de complicações cardiovasculares, encefálicas, coronarianas, renais e vasculares periféricas, com consequente diminuição da sobrevida e piora na qualidade de vida.

Informam ainda que uma das medidas de prevenção dessas doenças é a detecção precoce e as ações educativas com aferição de seus valores tem o objetivo de ampliar as estratégias de promoção a saúde, neste caso, do trabalhador. É imprescindível destacar que, para realizar o exame de glicemia é preciso que a pessoa esteja em jejum, para que o resultado não seja influenciado e o resultado possa ser um falso-positivo para diabetes, por exemplo.

Nessa perspectiva é importante enfatizar que a Prefeitura de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Administração, Coordenação de Gestão de Pessoas, em busca da eficiência dos serviços prestados pelos servidores, tem planejado e incentivado a modernização da gestão de pessoas na Administração pública e, com isso, integrado outros profissionais na sua estrutura organizacional, como a incorporação de uma assistente social, neste mês de Setembro, e já trabalhando em parceria com a UNEMAT-Medicina.

A assistente social, Camila Ortiz, parabeniza a iniciativa dos acadêmicos de Medicina e reforça que a necessidade da inserção do profissional de Serviço Social nos espaços institucionais do serviço público é um importante passo para novas práticas gerenciais. "Eles que têm reconhecido que assuntos como, cultura organizacional, satisfação no trabalho e clima organizacional, dentre outros, influenciam a produtividade do indivíduo e, portanto, a eficácia da organização", assinala Camila.
 
Os organizadores da Blitz informam ainda que a Secretaria de Assistência Social, através da gerente Mariuza Aparecida de Oliveira, da Central de Cadastro Único/CADÚNICO, vai participar da Blitz Educativa, dando informações e encaminhamentos sobre a atualização dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada-BPC, pois os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o BPC devem estar inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a medida cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e vai aperfeiçoar a gestão dos benefícios sociais. (Colaboraram Cristiane Abbade, Giane Hermidoff e Camila Ortiz) 
Imprimir