Imprimir

Imprimir Artigo

11/08/2018 - 09:02

Estação Natureza mostra o uso de plantas medicinais como tradição pantaneira

Durante os meses de agosto e setembro, a Estação Natureza Pantanal apresentará a importância e a tradição do uso medicinal de plantas pantaneiras. A mostra “Essência Natural: A flora na vida dos pantaneiros”, promovida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, traz dezenas de espécies usadas historicamente pelo povo da região do Pantanal para preparar receitas caseiras que são passadas por gerações.

Em duas salas, a exposição traz mudas de plantas cultivadas em vasos recicláveis, como botinas velhas, latas e garrafas pet. Entre as plantas estão alecrim, espinheira santa, boldo, citronela e hortelã. Na sequência, fotografias cedidas pela Comissão Pastoral da Terra e vídeos mostram outras espécies da região e retratam o dia a dia do povo pantaneiro. Os visitantes também têm a oportunidade de registrar o passeio em um painel para fotos.

A mostra foi estruturada a partir da história dos habitantes da região do Pantanal. “A exposição tem com base pesquisas sobre os hábitos dos pantaneiros. Culturalmente, eles usam inúmeras espécies de plantas para fins medicinais, principalmente pela dificuldade de acesso à cidade. Sabem exatamente como usar cada uma e a maneira correta de preparação. Inclusive, com a mesma finalidade, recorrem a plantas diferentes, encontradas em épocas distintas do ano”, explica a coordenadora da Estação Natureza Pantanal, Thaís Machado.

A exposição segue até o dia 28 de setembro e está aberta para turistas e moradores da região – Corumbá, Ladário e entorno, como as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Ao final da mostra, os primeiros visitantes receberão uma régua de papel com informações sobre a exposição e sementes de coentro, que servem como tempero e planta medicinal.
Imprimir