Imprimir

Imprimir Artigo

03/08/2018 - 09:48

Idosos festejam lavagem do Santo no Rio Paraguai

A Administração Municipal de Cáceres procura manter e incentivar a cultura popular e uma das formas é através do apoio direto da Secretaria de Assistência Social. Um destes grandes apoios e incentivos é para com a tradicional “Lavagem do Santo”, uma festa mato-grossense que o cacerense cultua há séculos, através dos mais velhos. A tradição conta com a organização da Prefeitura, reunindo idosos e demais participantes em torno da comemoração, uma festa das tradições que os “festeiros”, como são chamados, levam a imagem de São João em desfile pelas margens do Rio Paraguai, até chegarem num determinado ponto, onde literalmente banham o santo nas águas, ao som de cantos, rezas e orações.

A vice-prefeita Eliene Liberato, também secretária da Educação, representou o prefeito Francis Maris Cruz no evento, quando participou do almoço com os presentes, distribuindo premiações e destacando a importância da comemoração.

A secretária de Assistência Social, Eliane Batista, contou que a comemoração é a festa junina dos idosos que a Secretaria faz questão de manter e respeitar dentro de suas tradições. “Esse é um grande momento de os idosos se reunirem, conversarem e fortalecerem os vínculos de amizade, familiares e culturais, trocando experiências. É um momento ímpar para eles”, contou Eliane.

Priscila Alves de Moraes, coordenadora do Centro de Convivência do idoso, explica que, no dia da Lavagem do Santo, os idosos se reúnem no CMU “Centro de Múltiplo Uso), para orações e em seguida seguem para o rio, em ônibus oferecidos pela Prefeitura. “Depois da Lavagem, voltamos ao CMU para um café reforçado e caloroso, fazem mais orações e dançam antes do almoço. Na parte da tarde é realizada a dança de quadrilha. Enfim, um dia inteiro muito gostoso para os idosos”, destaca a coordenadora.

A idosa Francisca Gracinda Agripino, coordenou as homenagens ao santo, as rezas, cantos e os rituais que culminaram com o banho na imagem de São João, nas águas do Rio Paraguai, na Praia do Daveron. “Participo desta festa há mais de 30 anos, é muito bonita. É a nossa fé. Agradeço muito a equipe da Assistência Social pelo apoio que dá a essa tradição maravilhosa”, destaca Francisca.
Imprimir