Imprimir

Imprimir Artigo

04/06/2018 - 12:49 | Atualizado em 04/06/2018 - 13:40

Soberba

No final de semana conversei longamente com um interlocutor político de Cáceres por quem tenho respeito e admiração pelo conhecimento. Entre os assuntos, ele me chamou a atenção para o fato do milionário empresário Francis Maris Cruz (PSDB), ir para o ostracismo político dentro de quatro anos, por pura soberba. Em uma análise da qual partilho, ele disse que o prefeito, por não ter humildade, abriu mão de uma eleição garantida este ano para deputado federal, por não ter conseguido uma vaga para disputar o Senado. Além disso, afirmou que Francis dificilmente retornará a política porque não deixará legados. Assim como eu, ele já enxergou o que a maioria da população ainda não se deu conta. Francis não conseguiu nada de fora para Cáceres. Todas as grandes obras que estão em andamento são fruto do trabalho do ex-deputado federal Pedro Henry e do ex-prefeito Túlio Fontes (PV). Mas não é só a soberba que está encerrando a vida pública de Francis. A falta de respeito com os que o cerca e com os que o contraria, está sendo decisiva. Recentemente ele colocou o telefone em viva voz, que é coisa de mal caráter, durante reunião de secretários para fazer ameaças a um amigo político que ele acha que me financia. Não me senti lisonjeado e muito menos ameaçado. Quando um secretário que estava presente à reunião me contou, lamentei apenas o fato de um milionário ditador se incomodar comigo e com o Jornal Oeste. Todos na cidade e no Estado conhecem minha vida e de minha família. Se sou o que sou e tenho o que tenho, é porque estudei e trabalho desde os 13 anos. Tudo que conquistei 'não foi vendendo coxinha na fronteira com a Bolívia', mas foi de forma honesta.
 
Mão no fogo
 
É comum do ser humano sair em defesa de um amigo ou conhecido em situações em que se coloca em dúvida a honestidade e a capacidade profissional. É um ato nobre e corajoso colocar a ‘mão no fogo’ por alguém que não é do seu sangue. Esta semana a reprodução de um texto do companheiro Joner Campos, sobre a nomeação do advogado Luiz Fernando Bertaglia da Silva para a Secretaria de Administração da prefeitura de Cáceres, expos isso na minha Fanpage no Facebook. Inclusive teve uma minoria com conhecimento político limitado e inveja de dar pena, que aproveitou a ocasião para me atacar. Não é à toa que eles são o que são.
 
Fraco
 
Quando eu repito aqui uma profecia do ex-deputado federal Pedro Henry de que o deputado estadual doutor Leonardo (SD), seria um fiasco, político de um mandato só, os baba dele piram, mas veja se o Pedrão não tem razão. A Coluna apurou junto a altas fontes da prefeitura de Cáceres, que o deputado combinou com o prefeito Francis Maris (PSDB) e seu primeiro escalação que para evitar desgastes para ele, ninguém deverá dizer que os R$ 2 milhões que serão gastos com os shows do Festival de Pesca foi ele que arranjou junto ao governo do Estado. O medo do dotô é porque enquanto ele coloca uma fortuna em uma festa, a saúde do município agoniza.
 
Sem vergonhas
 
Costumo dizer a amigos verdadeiros que política é território de gente sem vergonha, com raríssimas exceções. O exemplo disso poderá ser visto no final semana no Festival de Pesca de Cáceres. O prefeito Francis Maris (PSDB) e o deputado estadual doutor Leonardo (SD), e mais uma meia dúzia de caras de paus da cidade, estão preparando um ato político para o caloteiro do governador Pedro Taques (PSDB) e uma gangue composta por figuras como o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). É o cumulo da cara de pau, fazer um ato político para uma corja que prometeu e não fez a ZPE, MT 343, reforma do Aeroporto Nelson Dantas e da Avenida Sete de Setembro. Participar desse ato ao lado dessas pessoas e uma demonstração de falta de vergonha na cara.
 
Oposição
 
Se a oposição conseguiu fazer campanha na maioria dos campi da Unemat, com certeza vencerá a eleição para reitor nesta quinta-feira, 7. Digo isso porque nunca foi tão fácil ganhar a reitoria como agora. E quem pode dar a vitória a Edna Sampaio são os técnicos e os estudantes. Se isso acontecer não será só por mérito dela, mas pelo desgaste de quase 20 anos de poder do grupo da situação.
 
Inútil
 
E na ‘Casa das Inutilidades de Cáceres’, a novidade da semana é a volta do suplente Nilson Magalhães (AVANTE). Desta vez ele substituirá Elias Pereira (AVANTE), que diferente de Denis Maciel (AVANTE), foi honesto com o tempo de afastamento que será de apenas um mês. Fonte da Coluna próxima a Elias, revelou que ele está doido para apoiar a candidatura de Claudio Henrique (PSDB) a deputado estadual em troca da Secretaria de Agricultura. Por falar nisso, o prefeito Francis Maris (PSDB), poderia aproveitar a deixa e propor o mesmo negócio para os vereadores Valdeniria Dutra Ferreira (PSDB), Valter Zacarkim (PTB) e os demais da Câmara que se insistirem em ser candidatos a estadual são vão contribuir para que Cáceres fique sem representação na Assembleia. Apesar de achar que Francis não fará isso porque é um líder político meia boca, teria o prazer de noticiar algo ao aposto.
 
Candidato
 
Durou menos de 24 horas a alegria da gangue com a notícia do recuo do Oncologista Eduardo Lima da pré-candidatura a deputado federal pelo PSD. Ele é candidatíssimo a colocar até o talo no invejoso do Leonardo (SD). Tem o meu apoio irrestrito.
Imprimir