Imprimir

Imprimir Artigo

22/05/2018 - 11:38 | Atualizado em 22/05/2018 - 12:45

Xin

Alessandro Cintra, O Xinxarra, que era pré-candidato a deputado a federal e agora é pré à estadual, assumiu recentemente a presidência do PPS de Cáceres. Uma fonte do partido afirmou que sua chegada ao comando do partido faz parte de um acordo para ele apoiar o ex-secretário de Educação Marcos Marrafon que é pré-candidato à deputado federal.
 
Eduardo
 
Por ocasião da passagem do pré-candidato a senador Carlos Fávaro (PSD), pela região, o Oncologista Eduardo Lima, foi muito festejado como pré-candidato à deputado federal. À Coluna, ele se mostrou muito empolgado e determinado a ser o mais votado na região onde atende centenas de famílias.
 
Assanhado
 
Quem também está empolgado com a pré-candidatura à federal é o deputado estadual doutor Leonardo (SD). Mesmo fora do PSD, em várias cidades da região, entre as quais Mirassol D’Oeste, ele tem apoio de militantes do partido que deixou recentemente e que se recusam a apoiar o ex-prefeito de Glória D’Oeste Nilton Borgato e o ex-prefeito de Figueirópolis D’Oeste, Layr Mota. A empolgação só está impedindo Leonardo de ver uma armação em andamento que está sendo feita pelo prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB) e seus assessores. Os francistas estão alimentando uma estratégia para fazer Leonardo desistir da candidatura a federal, para concorrer novamente a estadual. A ideia é matá-lo para tirá-lo da disputa de prefeito em 2020.  Outro alvo dos Francistas neste sentido é o ex-prefeito Túlio Fontes (PV). Assim como Leonardo, eles o querem fora do caminho do xodó de Francis, o vereador Cláudio Henrique (PSDB), que deverá ser o candidato do grupo a prefeito em 2020. O problema de Cláudio não se restringe a Leonardo e Tulio. O que pode mata-lo é o fato de ser obrigado a pedir voto para a candidatura à reeleição do caloteiro do Pedro Taques (PSDB).
 
Pré-campanha
 
Os pré-candidatos à deputado estadual que de fato têm musculatura política na região, Adriano Silva (DEM) e Túlio Fontes (PV), intensificaram os seus projetos. Dentre as ações, os dois já estão diariamente andando pele região, estruturando diretórios e conquistando apoios com vistas a eleição de outubro próximo. Diferente dos sem voto e sem espelho, que estão se colocando como pré-candidatos em Cáceres, Adriano e Túlio sabem que sem o voto da região ninguém se elegerá.
 
Unemat
 
Apesar de enfrentar a máquina a serviço da situação, a candidata de oposição na eleição da reitoria da Unemat, Edna Sampaio, aparentemente está na frente e deve ser a próxima a comandar a instituição. Uma das explicações da liderança pode ser o fato dela estar mostrando que a prioridade de seu mandato será a estruturação dos campis, com melhorias nas salas de aula e laboratórios.
 
Primo

Todas as promessas do governador Pedro Taques (PSDB) para Cáceres serão cumpridas até o final do ano. A garantia é do vereador Valter Zacarkim (PTB) que é primo do caloteiro. Zacarkim garantiu que a ZPE, MT 343, reforma do Aeroporto Nelson Dantas e a recuperação da Sete de Setembro saem até 3 de outubro. Por falar em Zacarkim, ele é o responsável por todas obras que a Secretaria de Obras vem executando em Cáceres. Nos grupos de whatssap ele procura deixar isso bem claro, todos os dias.
 
Caquinha
 
Cada dia mais estou mais convencido que precisaria haver um curso básico para político. Um exemplo disso é que outro dia um grupo de vereadores de Cáceres liderados por Rubens Macedo (PTB) e Cláudio Henrique (PSDB) foram à Cuiabá pedir para o caloteiro do Pedro Taques (PSDB) manter o veto a inclusão do nome de Carlos Alberto Maldonado no nome da Unemat. Eu pergunto? o que é que vereador quer se meter em um assunto que é restrito a universidade e ao governo do Estado? Vão caçar o que fazer. Aliás, porque não vão buscar informações e passar a população sobre a consultoria que a Câmara paga todo mês e para que serve? Estão esperando o MPE abrir a caixa preta?
Imprimir