Imprimir

Imprimir Artigo

07/05/2018 - 11:08

Realidade

Outro dia falei sobre quem tem voto em Cáceres e região e na semana passada uma pesquisa estimulada rodou pela Capital e o RDNEWS teve acesso, clareando isso. O site inclusive fez uma nota falando de uma suposta polarização para estadual entre os ex-prefeito Túlio Fontes (PV) e o vereador Claudio Henrique (PSDB) afilhado político do prefeito Francis Maris (PSDB). Na pesquisa o ex-prefeito lideraria em Cáceres com 22%. Pelos meus cálculos, tomando como base que acho que teremos 40 mil votos úteis, ele já teria um arranque de 8.800 votos, sem gastar um centavo. Essa é a famosa musculatura política da qual falava Pedro Henry.
 
Pressão
 
Por falar em Claudio Henrique, fontes da Coluna na Câmara dizem que o prefeito Francis Maris (PSDB), já anda ‘comprando’ vereadores e intimando secretários e coordenadores para apoiarem o pupilo a estadual. A determinação seria tanta que dia desses, o vereador Valter Zacarkim (PTB), foi pedir apoio para estadual ao prefeito e este disse que ele chegou tarde. Nem Rico Zatar conseguiu convencer o prefeito a tirar uma foto para o santinho de Zacarkim.
 
Aterrorizado
 
O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), famoso por aparecer na TV recebendo mensalinho, em um desespero sem tamanho, começou a ‘comprar’ vereadores e passa fomes da política de Cáceres. Na semana passada, esteve na cidade mentindo para um monte de bobos. Durante a passagem pela cidade, onde só para ir ao banheiro, o deputado mandou seus baba esparramarem o boato de que o deputado estadual doutor Leonardo (SD), teria recuado da candidatura a Federal. Se eu fosse o Ezequiel já ai preparando para voltar a dar aula a partir de janeiro do ano que vem. Também guardava uma ‘gordura’ para o advogado pois vai precisar para não ir em cana. Por falar em cana, fiquei sabendo que Airton Rondina (Português), está em uma teta no gabinete do caloteiro do Guilherme Maluf (PSDB).
 
Ciumeira
 
Ao tentar justificar uma bobagem que cometeu ao incitar a desobediência civil, o que dá cassação, o vereador Dênis Maciel (AVANTE), expos uma coisa que vi na Câmara há tempos. A maioria dos vereadores, especialmente os da chamada, ‘ala pobre’, morrem de inveja de Cézare Pastorello (SD). Gente, ao invés de invejá-lo, faça como ele. Não é feio copiar. Coisas boas podem sim ser imitadas, não é demérito, é demonstração de humildade.
 
Coveiros
 
Quando escrevo aqui que uma das coisas que está encerrando prematuramente a carreira do deputado doutor Leonardo (SD), são as pessoas que o cercam, ainda tem alguns que duvidam. Se querem saber do que estou falando, vejam o barraco que a turma dele aprontou no final de semana em Cáceres. Está rodando nos grupos de watts, fotos, vídeos e áudios dignos de vergonha. Mas isto está perto acabar. Faltam apenas sete meses.
 
Peituda
 
Esta semana comprovei uma outra coisa da qual desconfiava. A secretária de Planejamento, Nelci Longhi ou é ‘quarta-feira’ ou é muito peituda para estar tentando sabotar por baixo do pano a vice-prefeita Eliene Liberato Dias (PSDB), na Educação. Ele precisa rezar muito para a ‘Terra Seca’ não virar prefeita, porque se isso acontecer vai tomar um pé no traseiro no dia da posse. Puxa-saquismo é feio, mas é tolerável, porém a babação de ovo, enoja.
 
Artista
 
O secretário de Fazenda, Júlio Cesar Borges, o meu amigo Júlio da Semelc, plantou uma matéria no jornal Expressão outro dia dizendo que a arrecadação do IPTU aumentou em relação à anos anteriores. É mentira, tá. Aumentou o valor arrecadado até o memento porque o imposto subiu. Se vocês e o prefeito observarem, verão que o número de pagadores inclusive é menor que em anos anteriores, efeito do aumento do imposto que historicamente é pago por apenas 22% da população, na qual me incluo.
 
Fácil
 
A chapa de oposição na eleição para reitoria da Unemat só precisa fazer uma campanha profissional e objetiva para vencer as eleições. Só tem que dizer o que fará com o orçamento da instituição. Já falei para o Rafael Costa no privado e vou socializar aqui. Esqueçam esse discurso bairrista idiota. Há muito a Unemat não é mais uma propriedade particular de Cáceres. A Unemat é uma gigantesca universidade pública, criada por cacerenses, mas que hoje é todos os Mato-grossenses. Olhem as composições das reitorias anteriores. Sempre tivemos gestores de outras cidades em pró-reitorias.
 
Consenso
 
O advogado Fábio de Sá Pereira, um dos mais conceituados de Mato Grosso deverá voltar a presidir a 3ª Sub Seção da OAB em Cáceres. Ele virou consenso e evitou um racha no grupo que atualmente comanda a entidade. Demétrio Francisco e Cibele Simões ensaiaram uma disputa para substituir Eduardo Sortica, porém o bom senso prevaleceu.
Imprimir