Imprimir

Imprimir Artigo

20/04/2018 - 08:58 | Atualizado em 20/04/2018 - 09:20

Protesto de estudantes comprova crime cometido por diretores de escolas estaduais de Cáceres

Sem o mínimo de preparo para a função, professores da rede pública, acabam sendo levados as gestões das escolas.
 
Na maioria esmagadora das vezes, eles não possuem experiência para exercer a função e um dos exemplos pode ser visto atualmente em Cáceres.
 
Boa parte das 12 escolas estaduais estão sem merenda escolar porque o principal supermercado que fornece os produtos, está impedido de atender por decisão da Justiça, por estar sob investigação por suposto superfaturamento.
 
A situação que gerou inclusive um protesto ontem, 20, em uma das maiores escolas da cidade, é na verdade resultado da incompetência dos diretores.
 
Isso porque, apesar de terem autonomia financeira para comprarem os insumos para merenda escolar e produtos de limpeza, por incapacidade e vícios antigos, eles ignoram as leis que regem o sistema de compra do setor público e acabam por cometer crime de improbidade administrativa, neste caso, o de comprar fiado.
 
Mas isso não ocorre só em Cáceres. Na gestão pública de todo o País há um grave erro de colocar profissionais despreparados em funções de direção.
 
Há grande probabilidade de que a Procuradoria da República indicie os diretores de escolas da cidade por Improbidade, o que fará com eles jamais voltem a direção.
 
A repercussão do caso, poderá ser aproveitado pelo estado ou por algum legislador estadual, forçando a criação de mecanismo legais para impedir que apenas o voto democrático coloque professores na direção das escolas.
Imprimir