Imprimir

Imprimir Artigo

18/04/2018 - 13:23

Alunos do IFMT-Pontes e Lacerda conquistam ouro e bronze em competições nacionais de Física

Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste conquistaram medalhas em duas das principais competições de Física no país. João Vitor Vieira Flauzino obteve ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), bem como, Giovanna Garcia e Hellen Tamara o bronze. João também assegurou o bronze na Olimpíada Brasileira de Física (OBF). O Campus Cuiabá do IFMT sediou nesta terça-feira (17) a entrega das premiações no Estado.

João atribuiu o resultado ao esforço e apoio que obteve. "É gratificante participar desse tipo de Olimpíada. O fato de representar o Instituto Federal é muito emocionante. Não estamos só lutando pela causa olímpica, da Ciência, estamos levando o nome da Instituição e da rede de ensino federal, dizendo que é possível um estudante de escola pública, apesar de todas as questões sociais que o circundam, transcender e ver o mundo de outra forma, e conseguir aplicar isso em uma prova. Queremos influenciar outras pessoas a participarem, de outras escolas, se envolverem mais, até porque há olimpíadas de várias áreas do conhecimento".

Giovanna destacou as condições propiciadas para que os alunos pudessem chegar ao resultado positivo. "O apoio e o incentivo dos professores durante as aulas, tirando dúvidas, extraindo o melhor que eles têm a nos oferecer, foi a grande preparação, além dos estudos em casa, para poder executar a melhor prova. Não imaginava conseguir a medalha, foi uma surpresa, mas ela é só uma simples representação. O melhor disso tudo é o aprendizado que trazemos para a vida pessoal, o apoio do Instituto. É a melhor satisfação".

Hellen reforçou a importância da experiência. "Foi uma experiência grande, de importância no aprendizado. Conheci outro ângulo da Física através do IFMT. Os colaboradores e os professores nos incentivaram para que essas conquistas fossem possíveis. Existem várias olimpíadas e é importante os estudantes participarem para buscarem um aprendizado melhor".

Coordenador das Olimpíadas no Campus, o professor mestre Leomir Batista Neres, ressaltou que o resultado positivo é fruto de trabalho de intenso. "Uma conquista não só para o Campus como para a rede federal de uma forma geral. É uma representação de todo o esforço que esses alunos tiveram, mas o mais importante é o conhecimento que adquiriram nesse processo. Isso de certa forma proporciona uma satisfação, porque se vê que o trabalho de toda equipe do Instituto Federal de Mato Grosso, do Campus Pontes e Lacerda, está tendo o papel de transformação social".

Na OBFEP há participação apenas de estudantes de escolas públicas. Já na OBF há participação de estudantes de escolas públicas e particulares. Entre os objetivos das olimpíadas estão o de despertar e estimular o interesse pela física, proporcionar desafios aos estudantes, aproximar a universidade do ensino médio e identificar os estudantes talentosos em Física, preparando eles para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.
Imprimir