Imprimir

Imprimir Artigo

19/03/2018 - 13:23

Falso

Vai sair pela culatra a tentativa do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB), matar dois coelhos com uma só paulada. Para quem não sabe, essa história do prefeito lançar o vereador Cézare Pastorello (PSDB) em um dia para federal, e no outro, o deputado estadual doutor Leonardo (SD), é uma ação vingativa. Na verdade, o rancoroso prefeito, que não aceita ser contrariado, quer encerrar as carreiras dos dois. Digo isso porque o prefeito já deu várias demonstrações de que não é um político confiável. Um exemplo disso é o deputado estadual Adriano Silva (PSB), que entrou de cabeça na primeira campanha de Francis em troca de apoio para sua candidatura a estadual e não teve. Pelo contrário, descobriu depois da eleição, que o prefeito doou e ajudou a arrecadar dinheiro para a campanha de Leonardo. Na minha avaliação, ao tentar matar Pastorello e Leonardo, Francis na verdade vai reforçar o bloco que vai arrancá-lo e seu grupo da prefeitura em 2020. Nos bastidores políticos da cidade, Francis já entrou para o rol dos falsos políticos, conhecidos em Cáceres como ‘tabua de andaime’.
 
Noiva
 
O ex-prefeito de Cáceres, Túlio Fontes (PSB) é a única grande liderança da região que ainda não definiu por qual partido vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em outubro deste no. Além do PTB e do PDT, nos últimos dias ele foi assediado pelo PROS e pelo PRB. O convite para o PRB foi feito pelo deputado federal Adilton Sachetti, indicado pelo Senador Blairo Maggi (PP), para ser o segundo candidato a Senador na chapa que terá Mauro Mendes (DEM) como candidato a governador e Jayme Campos como segundo candidato a Senador. À Coluna ele afirmou que está avaliando as chapas de estadual de cada partido para decidir. A única coisa certa, segundo Túlio, que estará na oposição do governador Pedro Taques (PSDB).
 
2020
 
Para quem não sabe e não entende de política, é preciso dizer que a eleição deste ano, baliza a de prefeito em 2020. Se todas as pré-candidaturas mencionadas até o momento forem mantidas, em Cáceres, deverão ter musculatura política para disputar a prefeitura, Túlio Fontes PSB), Adriano Silva (DEM), Cézare Pastorello (PSDB) e doutor Leonardo (SD). E muito provavelmente todos contra o candidato do atual prefeito. Esse é o mesmo jogo que está em andamento em Cuiabá e Várzea Grande. O deputado federal Fabio Garcia e o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, estão indo para o DEM para serem prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente em 2020, com apoio do futuro governador Mauro Mendes. E se Mendes for governador, muito provavelmente, Adriano e Túlio deverão ser suas opções para prefeito de Cáceres. Esse é o jogo, o resto é fuxico.
 
Errou o bote
 
Rifado pelos golpistas, o vice-governador Carlos Fávaro (PSD), agora está sendo pressionado pelo governador Pedro Taques (PSDB) a ser candidato a Senador no seu projetor reeleição ao lado Nilson Leitão (PSDB). O problema é que Fávaro sabe que o barco de Taques afundou e por isso, deve retomar o projeto de ser o deputado federal mais votado do Estado.
 
Mortos
 
O projeto de Lei do Executivo que atualiza a planta genérica de Cáceres, é legal e necessário, porém se aprovado vai mandar por sepulcro a maioria dos vereadores. A maioria dos cacerenses não têm renda para pagar atuante o IPTU, imagina se o valor for atualizado. Esse é o famoso conflito entre o legal e o moral, que o prefeito Francis Maris (PSDB) não entende, por não ser político.
Imprimir