Imprimir

Imprimir Artigo

13/03/2018 - 08:36 | Atualizado em 13/03/2018 - 08:55

Por unanimidade, Câmara veta proposta de Francis de obrigar pequenos comércios a terem banheiros públicos

O prefeito de Cáceres, Francis Maris (PSDB) tem cada vez menos apoio na Câmara de Vereadores.

Ontem, 12, por exemplo, ele não conseguiu nem os votos da sua bancada de apoio para manter o veto que ele fez a um artigo na Lei dos banheiros, que obriga todos os estabelecimentos a terem banheiro masculino e feminino com acesso público. 

O projeto do Executivo recebeu uma emenda na CCJ, do vereador José Eduardo Torres (PSC), desobrigando os pequenos estabelecimentos dessa despesa de construir banheiros.

Francis vetou a emenda da CCJ e devolveu o projeto para a Câmara, insistindo que até consultórios médicos, odontológicos e escritórios de advocacia e contabilidade deveriam ter banheiros à disposição de qualquer um que passe pela rua.

Como era de se esperar, os vereadores Cézare Pastorello (PSDB) e José Eduardo Torres (PSC) se posicionaram contra o veto, dizendo que banheiro público é obrigação do município e não pode ser transferida para os pequenos comerciantes.

Na iminência de ter o veto derrubado, o secretário de Governo, Wilson Kishi 'liberou' os vereadores da base para votarem como quiserem.

Em mensagem que circulou no grupo de whatsapp dos secretários da prefeitura, Kishi afirmou que o prefeito liberou os vereadores para votarem conforme suas convicções.

O resultado foi a derrubada do veto por unanimidade, sem resistência dos governistas.

O episódio prova que o prefeito ainda tenta controlar o voto dos vereadores, mas, está perdendo o controle por falta de articulação política. Imprimir